Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Cidades

Entidades denunciam irregularidades nos recursos para atender venezuelanos em Teresina

As instituições Movimento pela Paz na Periferia, Cáritas Arquidiocesana, Pastoral do Migrante da Arquidiocese, Associação São Paulo Apostolo (Pastoral do Povo da Rua) e a […]

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 18/02/2020, 13:11

As instituições Movimento pela Paz na Periferia, Cáritas Arquidiocesana, Pastoral do Migrante da Arquidiocese, Associação São Paulo Apostolo (Pastoral do Povo da Rua) e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI denunciaram ao Ministério Público Federal a Prefeitura e o prefeito de Teresina, alegando irregularidades no uso de R$ 850 mil que deveriam ser usados para ajudar aos venezuelanos.

Júnior do MP3 levou a denúncia ao Ministério Público Federal junto com os representantes de outras entidades

Na denúncia, dizem que as famílias de venezuelanos que não tem recursos, estrutura e nem finanças para o próprio sustento. O dinheiro, segundo as entidades, seriam para abrigar e atender a estas famílias de migrantes e buscar alternativas para a inserção social e a prestação de serviços.

O ativista Júnior MP3 informou à Teresina FM 91,9 que os venezuelanos estão abrigados, mas passam por dificuldades  como alimentos, material de limpeza, higiene, vestuário, acesso à saúde e a escola.

Cerca de 200 venezuelanos estão em dois abrigos na zona Norte de Teresina

“No dia 12, os representantes destas entidades tomaram conhecimento da transferência de recursos do Governo Federal para a Prefeitura de Teresina para trabalhar o acolhimento e organização das famílias venezuelanas, os recursos foram disponibilizados no dia 31 de dezembro de 2019, no valor de R$ 850 mil”, diz o documento.

Ainda informaram que tomaram conhecimento que a Prefeitura de Teresina contratou a Fundação Cajuína para fazer atividades de organização com as famílias, alegando que a entidade tem expertise para esse trabalho. As entidades dizem que desconhecem os trabalhos desenvolvidos pela fundação.

A denúncia vai ser apurada pelo Ministério Público Federal

Na denúncia entregue ao MPF foi pedido a investigação  sobre os procedimentos e que seja requisitado um plano de trabalho detalhado sobre os custos, ações e transparência nas ações executadas.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM