Banner de Aniversário

Cidades

Secretário de Planejamento afirma que acordo entre Prefeitura e empresários será selado na próxima semana

Em entrevista, João Henrique Sousa garantiu que ambas as partes estão determinadas a encerrar a crise do transporte público

Publicado por: FM No Tempo 30/09/2021, 12:21

A crise do transporte público de Teresina, deflagrada em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19, devido aos impasses existentes entre a Prefeitura e as empresas de ônibus, reduziu a frota de veículos, precarizou os terminais e causou um aumento significativo do tempo de espera dos usuários. No entanto, o imbróglio parece ter data definida para chegar ao fim, ou ao menos para começar a terminar.

De acordo com o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, um acordo entre a gestão municipal e os empresários deve ser firmado no máximo até a próxima semana. O gestor deu a declaração em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta quinta-feira (30), e garantiu que o prefeito Dr. Pessoa (MDB) deseja encontrar soluções para o problema.

Gestor confirma que a crise do transporte em Teresina está próxima de seu fim (Foto: Teresina FM)

“O sistema de transporte público nunca foi totalmente paralisado. De 150 a 160 ônibus, circulavam na cidade por volta de 100 a 110 veículos. Contudo, a ausência dos restantes causou grande impacto no cotidiano dos usuários”, afirmou o secretário.

Em relação ao conteúdo do acordo, Sousa esclareceu que atende a demandas dos empresários referentes aos anos de 2019 e 2020. Dessa forma, a Prefeitura se comprometeu a realizar o pagamento das tarifas de forma dividida, em períodos de 30, 60 e 90 dias. Assim, a gestão pagará as dívidas acumuladas durante os primeiros nove meses e os saldos a serem gerados nos últimos três meses de 2021.

O secretário assegurou que a tarifa de ônibus não sofrerá alterações até o fim deste ano, bem como a Prefeitura será a nova responsável pela bilhetagem. Entretanto, recusou-se a comentar a quantia precisa que será empregada no decorrer do pacto com as empresas.

Acerca de outras prioridades do município, o gestor elencou as metas de saneamento básico, firmadas em contrato com a Águas de Teresina, e os projetos de obras viárias, como os rebaixamentos das avenidas Miguel Rosa e Coelho de Resende no encontro de ambas com a avenida Frei Serafim  “Este sempre foi um objetivo particular. Temos essas obras em nosso ideário e a convicção de concluí-las no presente mandato”, declarou.

Em resposta às constantes comparações entre a gestão atual e as anteriores, Sousa demonstrou confiança no trabalho do prefeito Dr. Pessoa. “A cidade continua funcionando dentro de todos os requisitos necessários. Teresina é limpa, bem iluminada e seus hospitais e escolas operam tranquilamente. É possível que haja problemas aqui e ali, mas a Prefeitura se encontra de prontidão para resolvê-los”, finalizou.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM