Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Cidades

Climatologista diz que municípios vivem “condição de tempo bastante atípica” no Piauí

Inmet emitiu alerta laranja para chuvas e ventos intensos em boa parte do Estado

Publicado por: Caio Rabelo 02/12/2022, 08:53

Matéria de Danielle Simeão

O programa JT1 entrevistou nesta sexta-feira (02) o climatologista Werton Costa sobre o início do período chuvoso no Piauí. De acordo com Werton, esses eventos ocorrem dentro de um calendário temporal, que vai desde o final de outubro até o começo de dezembro.

Climatologista Werton Costa (Foto: Reprodução/Instagram)

“A gente está observando uma condição de tempo bastante atípica em alguns municípios. Semanas atrás a gente teve um episódio severo em Picos, outro severo em Floriano e agora Barras foi surpreendida com uma chuva intensa, torrencial, entre 90 a 115 mm de acumulado em curto intervalo de tempo. Isso causa transtorno em qualquer cidade. Então, o evento severo veio com pacote completo: descarga elétrica e principalmente rajadas de vento acima de 80 km/h. Na verdade, esses eventos eles ocorrem dentro de um calendário que vai do final de outubro até o começo de dezembro, quando nós estamos numa fase chamada de pré-estação, em que há convivência da condição do B-R-O Bró com a entrada ainda tímida de umidade”, informa.

O Inmet emitiu alerta laranja nesta quinta-feira (01), às 09h45, para chuvas e ventos intensos em boa parte do Piauí. Segundo o alerta, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

“O calor é uma força poderosa. Quando se combina a temperatura elevada com a umidade, os temporais que nascem dali geralmente são temporais rápidos mas podem ter um grau de risco. Por isso que as autoridades federais emitiram naquele momento alerta laranja, que significa alerta de risco real e perigo. O Inmet vem reeditando esse alerta”, diz o climatologista.

O Inmet alerta, ainda, que em caso de rajadas de vento não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Para obter mais informações junto à Defesa Civil há o telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, o telefone 193.

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM