Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Cidades

CPRM alerta para mais cheias e três municípios já tem famílias alagadas

O CPRM faz o monitoramento em seis pontos do Estado dos principais rios

Publicado por: Caio Rabelo 04/04/2023, 10:18

Matéria de Luciano Coelho

Em entrevista ao JT1, o engenheiro do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Cláudio Damasceno, informou que em três municípios já houve o transbordamento dos rios em Barras, o Marathoan, em Esperantina, o rio Longá e em Luzilândia, o rio Parnaíba. Várias famílias já foram retiradas de suas casas por conta dos alagamentos.

O CPRM faz o monitoramento em seis pontos do Estado dos principais rios. Segundo Claudio Damasceno têm dois pontos em Teresina e pontos em Barras, Esperantina, Luzilândia, Floriano, Barão do Grajaú e Coelho Neto, estas duas últimas no Maranhão. Os rios estão com o nível elevado na região Norte e foram emitidos alertas. Nesses seis pontos monitorados há previsão de aumento no nível dos rios.

Foto: Reprodução/PMT

O engenheiro explicou que a graduação do monitoramento é normal, em atenção, em alerta e em inundação, como é o caso das cidades de Barras, Esperantina e Luzilândia. “Nós atuamos monitorando os rios e prevemos essas cheias com antecedência de oito a doze horas de antecedência, o que acontece no rio abaixo”.

O controle de alagamentos é feito em parceria com meteorologia para alertar as Defesas Civis municipais quanto a essa situação. São feitas coletas de dados com o uso de equipamentos e emitidos os boletins para alertar esses municípios.

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM