Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Cultura

Academia Piauiense de Letras realiza ‘Seminário Piauí 2100’ com vasta programação

A Academia Piauiense de Letras (APL) realiza na nesta sexta-feira, 29 de novembro, o Seminário Piauí 2100, evento que discutirá com vários aspectos do desenvolvimento […]

Publicado por: Wanderson Camêlo 28/11/2019, 10:13

A Academia Piauiense de Letras (APL) realiza na nesta sexta-feira, 29 de novembro, o Seminário Piauí 2100, evento que discutirá com vários aspectos do desenvolvimento do Estado com a presença de personalidades, como o economista Raul Velloso. O evento acontecerá durante todo o dia na sede da entidade, localizada na Av. Miguel Rosa nº 3300.

“O Seminário vai da contribuição da Academia para pensar o Piauí para o futuro; a Academia vive num aspecto no passado, porque ela cultiva e deixa sempre presentes aqueles que fizeram o passado literário do Piauí, o presente com os nossos 40 acadêmicos que produzem e discutem sempre todos os temas culturais, literários, mas ela também pensa no futuro, ela recebe muitos jovens aqui e procura em todo o Estado cultivar o prazer da boa leitura, o prazer da reflexão e incentivar os jovens a isso”, explica a coordenadora do Seminário, a jurista e imortal Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, terceira e atual ocupante da Cadeira nº 40 da APL.

Fides Angélica destaca que o Seminário Piauí 2100 analisará as diversas perspectivas do Piauí no futuro, principalmente na cultura, abrangendo os seus diversos aspectos e nuances. “Foi pensado em realizar o seminário para analisar quais são as perspectivas do Piauí sob o ponto de vista cultural, os seus vários aspectos, sociológicos, estruturais, literários, então organizou o seminário que será realizado agora dia 29, no final do ano, quase no fim das nossas comemorações”, frisou.

Programação

O Seminário Piauí 2100 da Academia Piauiense de Letras será aberto às 8h30 pelo presidente da APL Nelson Nery Costa e pela Coordenadora do Seminário Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati.

Às 9h acontecem os painéis sobre o Panorama Atual Piauiense. O Conselheiro de Educação Antônio José Medeiros debaterá sobre a Cultura no Piauí: de 1917 a 2019; o Secretário Municipal de Educação de Teresina, Prof. Kléber Montezuma debaterá sobre “A educação no Piauí – conquistas e desafios”; e o Professor e imortal Dilson Lages discutirá sobre as “Perspectivas Culturais do Piauí em 2100”.

Às 11h acontecem os painéis sobre “O Piauí rumo a 2100”, com a presença do deputado federal Júlio César Lima, que falará sobre “As potencialidades naturais do Piauí no sec. XXI”; do advogado Ezequias Gonçalves Costa, que discutirá sobre “Desenvolvimento Socioeconômico Piauiense”; e o acadêmico, economista e ex-deputado federal Felipe Mendes de Oliveira comentará sobre “Economia Piauiense – atualidades e perspectivas”.

Fechando o Seminário, às 19h30, acontece a palestra magna com o economista e ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento Raul Velloso com o tema “O Piauí que desejamos em 2100”.

Fonte: ASCOM
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM