Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Cultura

Jornalista Diego Amorim lança livro “Filho de pandemia” em Teresina neste sábado (12)

Chefe de redação de O Antagonista escreve sobre criação do filho durante crise pandêmica; cerimônia será na sede da OAB-PI

Publicado por: FM No Tempo 11/03/2022, 10:41

A pandemia do novo coronavírus alterou, de forma profunda e definitiva, os rumos das vidas de bilhões de pessoas ao redor do mundo, em especial das famílias, as quais tiveram de conviver com seus próprios membros, durante um longo período, isolados em suas residências.

Some-se a essa experiência o nascimento e a criação de um filho, que não conheceu outro cenário além do influenciado pela crise sanitária. É sobre este desafio que escreve o jornalista Diego Amorim, chefe de redação do site O Antagonista, em seu novo livro “Filho de pandemia”, cujo lançamento em Teresina ocorrerá neste sábado (12), às 16h, na sede da OAB Seccional Piauí.

Foto: Teresina FM

“Todo jornalista tem o sonho de escrever um livro. A princípio pensei que o assunto do meu seria catolicismo; depois considerei falar sobre os bastidores da política; mas a vida tem suas surpresas e acabei escrevendo um diário para meu filho Pedro Henrique, hoje com dois anos, nascido três meses antes do início da pandemia”, contou em entrevista ao JT1 da Teresina FM.

Amorim escreveu para o caçula diariamente, por 110 dias (como consta na capa da obra), parando somente na ocasião em que recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Segundo o autor, os registros refletem as angústias e aflições experimentadas durante o isolamento, mas de um modo leve, apropriado para a leitura de uma criança.

A ideia da obra surgiu durante um almoço no Domingo de Páscoa de 2021, quando a enteada mais velha de Amorim lhe sugeriu escrever sobre a rotina do irmão em meio à pandemia. Ao terminar de redigi-la, o jornalista mostrou a versão inicial do texto a personalidades como o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto (autor do prefácio), a pesquisadora da Ficoruz Margareth Dalcomo e o colega de profissão Diogo Mainardi, criador do site O Antagonista.

Foto: Teresina FM

“O próprio Mandetta me relatou que não havia visto, até então, uma obra que apresentasse o comportamento familiar durante a crise sanitária, e classificou meu livro como um ‘documento histórico’, o que muito me alegrou”, revelou o autor.

Para o entrevistado, o principal objetivo de “Filho da pandemia”, além de servir como uma coletânea de memórias para um Pedro Henrique mais velho, é despertar nos leitores uma identificação com os momentos descritos.

“Foi, sem dúvida, um período muito difícil, no decorrer do qual casais se separaram, famílias se desestruturaram. A leitura e releitura desse diário convencerá, a mim e a quem mais conhecê-lo, de que a vida é cheia de adversidades, mas pessoas queridas nos ajudam a suportar e atravessar situações complicadas. Para mim, esse alguém foi meu filho”, concluiu.

Lançamento em Teresina

Local: Sede da OAB-PI, Rua Gov. Tibério Nunes, Cabral, Centro-Norte

Data: 12 de março (Sábado)

Horário: 16h

Confira a entrevista completa no Jornal da Teresina 1ª Edição desta sexta-feira (11):

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM