Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Cultura

Conferência Estadual de Cultura discute aplicação de políticas públicas para o setor cultural no Piauí

Presidente do Conselho Estadual reforça necessidade de um plano governamental destinado aos operadores culturais

Publicado por: FM No Tempo 14/03/2022, 11:19

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) promoverá, na próxima sexta-feira (18), a Conferência Estadual de Cultura do Piauí. Na ocasião serão consolidadas as propostas a serem incluídas no Plano Estadual de Cultura, que receberá contribuições apresentadas nas Conferências Municipais e Regionais.

As discussões têm o intuito de oportunizar o financiamento para as ações culturais da cada município e região, a exemplo da implementação de novos incentivos, como a Lei Paulo Gustavo, que prevê R$ 3,8 bilhões – R$ 75,5 milhões apenas para o Piauí – até o final de 2022.

“Sempre existiu um anseio muito grande da parte dos operadores culturais, artistas e escritores pela elaboração deste plano. O CEC deu início à construção de um projeto ainda no ano passado, e as primeiras propostas foram lançadas no início deste ano”, explicou Nelson Nery Costa, presidente do órgão, em entrevista ao JT1 da Teresina FM.

De acordo com Nery, o deputado estadual Fábio Novo (PT), ex-secretário de Cultura do Piauí, assumiu o compromisso de viabilizar um projeto de lei que lançasse as condições para a existência do Plano de Cultura.

“A ideia é que esse futuro projeto defina os princípios e as características do nosso planejamento, que privilegie sobretudo a participação popular e a garantia governamental de fomentar a cultura em âmbito estadual. Queremos construir políticas públicos a médio e longo prazo”, salientou.

Foto: Teresina FM

O evento, que conta com apoio da Secretaria de Cultura, Secretaria de Planejamento e Associação Piauiense dos Municípios (APPM), acontecerá de forma híbrida; quem desejar participar presencialmente deverá se inscrever neste link e comparecer ao Blue Tree Towers Rio Poty, espaço limitado a 200 pessoas. Também há a possibilidade de frequentar o ambiente virtual; as inscrições devem ser feitas neste link.

Além do presidente do CEC Piauí, os seguintes convidados estarão presentes: a diretoria do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta), a convite da coordenadora do ConECta Nordeste e conselheira Poliana Sepúlveda Cavalcanti; Sabá Moura, coordenador do ConECta na região Norte e presidente do CEC Roraima; Jocimar Gonçalves, vice-presidente do ConECta e presidente do Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco; e Flávia Burlamaqui, secretária-executiva do ConECta e presidente do CEC Acre.

Confira a entrevista completa no Jornal da Teresina 1ª Edição desta segunda-feira (14):

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM