Banner de Aniversário

Cultura

Escritora francesa Annie Ernaux ganha Prêmio Nobel de Literatura 2022

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (6) pela Academia Sueca, em Estocolmo

Publicado por: FM No Tempo 06/10/2022, 17:47

Annie Ernaux, escritora francesa, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6), pela Academia Sueca, em Estocolmo.

Segundo a Academia, o prêmio foi concedido “pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal.”

Autora é a 17ª mulher a ganhar o Nobel de Literatura em mais de cem anos (Foto: Divulgação)

Uma das mais importantes autoras da França, Annie escreve romances sobre a vida cotidiana em seu país. Segundo o jornal “The Guardian“, ela era uma das favoritas para ganhar o prêmio. Durante o anúncio, a Academia informou que ainda não tinha conseguido o contato com ela pelo telefone.

Professora universitária de Literatura, Annie Ernaux escreveu quase 20 livros, nos quais aborda o peso da dominação das classes sociais e a paixão do amor, dois temas que marcaram sua trajetória.

Entre suas obras está “O Acontecimento”, de 2000, em que relata um aborto clandestino que fez nos anos 1960. A Academia afirmou que sua “narrativa clinicamente contida” sobre o aborto ilegal de uma narradora de 23 anos no livro continua sendo uma obra-prima entre seus trabalhos.

A estreia da autora foi em 1974, com o romance “Les Armoires Vides“, que não foi lançado no Brasil. Ela só obteve reconhecimento internacional após a publicação de “Os Anos”, em 2008, com o qual ganhou o prêmio Renaudot.

Sobre este livro, a Academia disse que “é seu projeto mais ambicioso, que lhe deu uma reputação internacional e uma série de seguidores e discípulos”.

Fonte: g1

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM