Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Cultura

Estátua clássica de Hércules com quase 2 mil anos é encontrada na Grécia

Arqueólogos explicam que esculturas costumavam decorar espaços públicos na antiga Constantinopla

Publicado por: FM No Tempo 07/10/2022, 18:51

Arqueólogos descobriram os restos de uma estátua clássica com mais de 1.800 anos na antiga metrópole de Filipos, no nordeste da Grécia.

Durante a escavação, os arqueólogos desenterraram a obra do período romano, século II d.C., representando o herói mítico Hércules – também conhecido como Héracles, segundo um comunicado do Ministério da Cultura e Esportes do país.

Fragmentos da estátua são mostrados no local de escavação em Filipos (Foto: MCG)

A equipe de pesquisadores da Universidade Aristóteles de Tessalônica, na Grécia, concentrou seus esforços de escavação do local em uma das principais ruas da cidade, concluindo em meados de setembro.

A escavação também revelou uma estrutura ornamentada que se acredita ser uma fonte, que a estátua adornava, segundo o Ministério da Cultura.

Os arqueólogos acreditam que a estrutura remonta ao século VIII ou IX d.C., com a declaração explicando que as estátuas costumavam decorar edifícios e espaços públicos em Constantinopla – agora Istambul, na Turquia – durante o reinado romano até o final do período bizantino.

Descrito pelo ministério como uma estátua “maior que a vida”, o artefato retrata um Hércules jovem e despido. Na cabeça da estátua há uma coroa de folhas de videira unidas por uma faixa que termina nos ombros.

Antiga cidade da Grécia é Patrimônio Mundial da Unesco desde 2016 (Foto: MCG)

Diz a lenda que Hércules – filho de Zeus, o deus grego e governante do Monte Olimpo – exibiu força sobre-humana e superou 12 provações atribuídas a ele pelo rei Euristeu.

Especialistas identificaram o herói lendário com base no leão pendurado em sua mão esquerda e um bastão, que foi encontrado em fragmentos. Segundo o mito, um dos 12 trabalhos de Hércules foi matar um leão da Nemeia, cuja pele o herói usou mais tarde.

Fonte: CNN

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM