Banner de Aniversário

Cultura

Folia de Reis: eventos resgatam cultura do reisado em Teresina

O costume de louvar o nascimento de Jesus tem origem em Portugal

Publicado por: Caio Rabelo 06/01/2023, 07:58

De dezembro até janeiro, diversos teresinenses se reúnem na periferia e em comunidades rurais da cidade para celebrar a Folia de Reis, momento em que os católicos lembram a viagem dos Reis Magos para levar presentes ao Menino Jesus.

Nesta sexta-feira (06), a região da Formosa, na zona rural Sudeste, terá uma dessas festas, lá o reisado é organizado pelo mestre Raimundo Branquinho, que comanda o Reisado Boi Estrela. O evento irá iniciar às 18h, e contará com teatro de bonecos, pagamentos de promessas, leilões, reisado e ainda a apresentação da Banda de Pífanos Cajú Pinga Fogo.

No sábado (07), a partir das 18h, é a vez do bairro Promorar, que receberá apresentações dos grupos de reisados Reis de Ouro, Boi Estrela, Grupo Candeeiro Cultural, além de atrações musicais da comunidade. O evento será realizado no pátio da Igreja de Santa Luzia e será aberto ao público que desejar conferir de perto um pouco da tradição religiosa.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

Dia 06/01/2023 (Sexta-feira)

Reisado Boi Estrela- Mestre Raimundo Branquim.

Local: região da Formosa (zona Sudeste).

Programação Para o Público Infantil

Início: 18h00- Teatro de Bonecos.

Programação para o público em geral:

Início: 19h00 – Ato Religioso (Pagamento de Promessas).

Leilão (tradicional).

Apresentação do Reisado.

Forró Pé de Serra.

Dia 07/01/2023 (Sábado)

Reisado Reis de ouro – Mestre Juarez.

Local: Bairro Promorar – Pátio da Igreja Santa Luzia.

Início: 18h00.

Reisado Boi Estrela.

Grupo Candeeiro Cultural.

Reisado Reis de ouro.

Grupos musicais.

Reisado

O costume de louvar o nascimento de Jesus com cantos, danças e visitas às casas dos moradores, tem origem em Portugal, de onde foi transmitido para o Brasil pelas trilhas da colonização. Lá se chamava janeiras e reiseiras ou reisadas e as visitas começavam no Natal e só terminavam nas festas dos Santos Reis, no mês de janeiro.

De reiseiras passou entre nós a ser chamado de Reisado, o folguedo mais representativo do ciclo natalino, tendo o Nordeste como seu território de referência. Mas a louvação à Natividade recebe nomes variados pelo Brasil, como Folia de Reis, Boi de Reis e Terno de Reis.

Mesmo quando se profanizou, o Reisado manteve as características mais importantes da contribuição portuguesa como o cantar Benditos; as loas ao Menino, sua mãe Maria e a São José; a organização em cordões.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM