Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Cultura

Museu do Piauí é palco da exposição “A Batalha do Jenipapo”

A exposição, aberta nesta quinta-feira(25), prossegue até o final de fevereiro

Publicado por: Caio Rabelo 26/01/2024, 10:16

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, localizado no centro de Teresina, está sendo palco da exposição “A Batalha do Jenipapo”. A abertura ocorreu nesta quinta-feira (25). A exposição, que se estenderá até o final de fevereiro, retrata a importância desse movimento para a Independência do Brasil.

A supervisora do Museu do Piauí, Margareth Torres Veloso, disse que o local está sempre valorizando a história do Piauí e a exposição conta a importância da Batalha do Jenipapo para a independência, não só do Piauí, mas do Brasil.

Foto: Divulgação/Régis Falcão

“É de muita importância os estudantes e o público em geral conhecerem um pouco da nossa história. Se não houvesse essa batalha, provavelmente o Brasil não teria sido independente. Então, os alunos têm que conhecer sua importância, porque infelizmente não está inserida nos livros de História do Brasil e a exposição dá dimensão da importância da nossa história”, disse Margareth.

Segundo ela, a exposição é aberta ao público gratuitamente. “O evento é uma iniciativa do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nelson Nery Costa, em parceria com o Museu do Piauí. “Isso traz para a gente uma grande alegria em ter esse acervo tão importante sobre a Batalha do Jenipapo”, frisou a supervisora.

O professor Cineas Santos, do Conselho Estadual de Cultura, disse que essa exposição não deve se restringir apenas a museus. “Essa é uma exposição que deve ser itinerante, deve percorrer escolas, espaços públicos e privados, porque é uma oportunidade para que as pessoas entendam o significado, a importância dessa batalha”, ressalta o conselheiro.

Ele destacou que durante muito tempo a Batalha do Jenipapo foi tratada apenas como uma “escaramuça” entre as tropas de Fidié e um grupo desarrumado, desordenado de sertanejos. “Essa batalha foi decisiva para a independência, não apenas do Piauí, mas também do Brasil. Os portugueses sabiam que metade deste país já faria a independência de qualquer forma; ou seja, do Ceará para lá era inevitável que acontecesse. Mas eles queriam preservar o pedaço de cá e o Piauí era o limite, tanto que o Fidié trazia uma ordem expressa do rei: mantenha”, conta Cineas.

O professor enfatizou que “esse pedaço daqui do Piauí até o Amazonas era de interesse dos portugueses. Então a unidade nacional se deve à Batalha do Jenipapo”.

Segundo ele, essa batalha deve ser louvada, festejada e, principalmente, estudada e conhecida, pois é de muita importância.

O Museu do Piauí está localizado na Rua Areolino de Abreu, nº 900, no centro de Teresina e funciona de terça-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h ao meio-dia.

 

 

 

 

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM