Educação

Professores ameaçam greve por falta de reajuste salarial

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) discute em audiência pública o reajuste salarial dos professores da rede estadual com os representantes do Sinte-PI (Sindicato […]

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 13/05/2019, 09:56

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) discute em audiência pública o reajuste salarial dos professores da rede estadual com os representantes do Sinte-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Piauí), da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Administração. O governo do Estado negou o aumento e alegou que não tem como reajustar os salários devido as consequências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E sem o reajuste os professores ameaçam entrar em greve a partir do dia 15.

Professores da rede estadual discutem reajuste do piso salarial e ameaçam greve

Os professores cobram o reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. Se as reivindicações não forem atendidas, a categoria deflagrará greve por tempo indeterminando.

O Sinte alegou que o Governo está negando aumento aos professores justificando a notificação de alerta do TCE-PI informando que o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal foi ultrapassado.

O TCE-PI alertou que o Governo do Estado está gastando 48,52% da receita com pagamento de pessoal. A LRF determina 49% da receita corrente líquida o limite máximo que os Estados podem gastar com pessoal.

“Informamos que o Estado do Piauí já paga aos professores acima do piso salarial do magistério. E, por conta dos limites legais da LRF, o governo não pode conceder nenhum tipo de aumento salarial neste momento, para nenhuma categoria. Quanto à ameaça de greve, esperamos que não se concretize. Principalmente por conta dos prejuízos causados aos alunos e familiares”, afirmou o secretário de Administração, Ricardo Pontes.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM