Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Educação

Reitor da UFPI reúne bancada federal e pede emendas para o HU e curso de Medicina

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Dantas, reuniu a bancada federal buscando recursos para ampliar os atendimentos do Hospital Universitário e para […]

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 19/08/2019, 11:44

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimatéia Dantas, reuniu a bancada federal buscando recursos para ampliar os atendimentos do Hospital Universitário e para o curso de Medicina em Picos.

“Apresentamos aos parlamentares as demandas. Uma é sobre o Hospital Universitário e a outra é sobre o curso de Medicina de Picos. São recursos para ampliar o setor de cardiologia. Temos cinco leitos de UTI para cardiologia e queremos ampliar para 15. Isso é necessário porque a demanda aumentou. Muitos hospitais particulares deixaram de atender pelo SUS”, explicou o reitor.

Reitor da UFPI, Arimatéia Dantas, reuniu bancada federal para pedir apoio financeiro para a instituição

Arimatéia Dantas quer ampliar o curso de Medicina em Picos, mas a instituição não tem condições de investimento. “Em Picos, precisamos de recursos para ampliar e continuar ofertando novas vagas para o curso de Medicina. Vivemos um período de restrições orçamentárias. Isso dificulta”, destacou.

“Esse encontro de hoje é com vista para o orçamento de 2020. É uma preocupação que a universidade tem em relação ao contingenciamento, que é algo que estamos acompanhando e que o ministério garante que em setembro começa a liberar os recursos”, comentou o deputado Átila Lira, que é o coordenador da bancada federal.

“Nós apresentamos aos parlamentares as demandas. Uma na área da saúde, para o nosso Hospital Universitário, que é a ampliação do setor de cardiologia. Para isso precisamos de recursos. Mas do jeito que está hoje, não temos recursos para investimentos. A outra demanda diz respeito ao curso de Medicina de Picos, onde precisamos de recursos para ampliar a oferta desse curso”, enfatizou o reitor Arimatéia Dantas.

Reitor Arimatéia Dantas quer apoio para o Hospital Universitário e para o curso de Medicina de Picos

O reitor disse que a UFPI ainda está com 30% dos recursos de custeio bloqueados. “Mas tivemos uma reunião na semana passada com alguns parlamentares, a diretoria da Andifes e o Ministro Abraham Weintraub e ficou acordado que teria o desbloqueio do recurso até o final do ano. Nós acreditamos nisso”, afirmou.

Ainda participaram do encontro o senador Elmano Férrer (Podemos),  e os deputados Marcos Aurélio Sampaio (MDB), Themístocles Filho (MDB) e Margarete Coelho (PP).

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM