Banner de Aniversário

Educação

Deputado João de Deus quer que alunos do Piauí tenham maior vantagem no Enem

A ideia é aumentar automaticamente a nota dos que pretendem ingressar na Uespi

Publicado por: Wanderson Camêlo 19/11/2021, 08:51

O deputado estadual João de Deus (PT) quer que, no Piauí, alunos tenham maior vantagem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O petista apresentou um projeto de lei propondo um acréscimo de 10% na nota dos estudantes que fizerem os três anos de ensino médio em escolas públicas ou privadas do estado e prestem vestibular para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). 

Deputado propõe aumento na nota de estudantes piauienses (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

Segundo João de Deus, “a implantação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) representou a democratização e a ampliação do acesso às universidades. No entanto, ao permitir a concorrência para qualquer instituição de ensino superior que participe do sistema, muitos residentes têm deixado de conseguir ocupar vagas em cursos próximos da sua região”.

Outro argumento do deputado é que as universidades regionais estão deixando de atingir o objetivo de levar conhecimento para as regiões às quais houve a sua expansão. Segundo ele, quando estudantes de outras regiões ou estados assumem as vagas que seriam para moradores da própria localidade, parte do projeto de instalação do campus se perde.

A matéria foi lida no expediente da sessão plenária da última terça-feira (16) e segue para análise das comissões técnicas.

Com informações da Alepi

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM