Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Educação

Tribunal de Contas abre investigação para apurar irregularidades no Enem

Procedimento foi aberto após pedido de deputados da oposição que se reuniram com a presidente da corte, Ana Arraes

Publicado por: FM No Tempo 19/11/2021, 07:27

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação para apurar irregularidades na organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O procedimento foi aberto após pedido de deputados da oposição que se reuniram com a presidente da corte, Ana Arraes, na terça-feira. A primeira prova está marcada para este domingo (21).

Funcionários do Inep denunciam interferência do governo na realização do Enem (Foto: Folhapress)

Oficialmente, a apuração será sobre “possíveis irregularidades na organização do Enem 2021, especialmente acerca de fragilidade técnica e administrativa relacionadas às interferências na gestão do Inep”.

A corte também deverá abrir uma outra investigação para atender um pedido semelhante do senado. Essas apurações ocorrerão concomitantemente às que o Congresso realizará. Nesta quinta-feira, tanto Câmara quanto o Senado formaram grupos de trabalho para a apurar as denúncias de possíveis irregularidades e interferências do governo no Enem após a demissão de 37 servidores do órgão.

“A Câmara constituiu um grupo de trabalho e o Senado outro. A ideia é que eles trabalhem como se fossem uma comissão mista para avaliar as verdadeiras razões das demissões e ir a fundo e saber por que 37 servidores estáveis e concursados pediram exoneração em conjunto. A gente antevê que algo muito grave aconteceu”, disse o presidente da Comissão de Educação do Senado, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Segundo ele, os grupos devem chamar os servidores exonerados para prestar depoimentos que esclareçam se, de fato, o que parte deles alega – que houve intromissão no governo na elaboração das questões – ocorreu.

Pelo Senado, quem irá coordenar os trabalhos é o senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Na Câmara, ficará com a deputada Rosa Neide (PT-MG).

Fonte: CNN Brasil

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM