Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Educação

Professora da U. E. Teresinha Nunes critica decisão da Seduc de remanejar alunos para outra escola

Órgão pretende transferir Centro de Educação de Jovens e Adultos ao prédio do colégio

Publicado por: FM No Tempo 23/12/2021, 11:31

A Unidade Escolar Teresinha Nunes, localizada no bairro Vermelha, região central de Teresina, está prestes a passar por uma grande reformulação em 2022. De acordo com a professora Maria Gorety Leal, de Língua Portuguesa, a 19ª Gerência Regional de Educação informou ao quadro de funcionários que o colégio “seria fechado”.

“Ainda não recebemos um comunicado oficial, mas soubemos que a Secretaria de Educação deseja transferir o Centro de Jovens e Adultos (CEJA), que fica ao lado da escola, ao nosso prédio”, contou a educadora em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta quinta-feira (23).

Foto: Teresina FM

Segundo a Seduc, a unidade atendeu 97 estudantes em 2021; com a saída de 30 alunos que concluíram o ensino fundamental, a escola funcionaria com pouco mais de 60 estudantes, número inferior à capacidade do Teresinha Nunes. Por isso, as turmas serão remanejadas para a Unidade Escolar Gabriel Ferreira, distante apenas 500 metros.

No entanto, Gorety afirma que o colégio possui 113 estudantes, incluindo 11 com necessidades especiais. “Temos um número expressivo de alunos, a escola sempre funcionou muito bem. Para onde as crianças com autismo, síndrome de Down serão transferidas?”, rebateu. A educadora lembrou ainda do Art. 2º da Constituição Federal, que prevê o direito à educação para este público.

Por fim, a professora destacou a excelência do ensino ofertado no Teresinha Nunes, cuja maioria dos estudantes seguem o ensino médio em outras escolas sem maiores problemas. Ela ainda sugeriu uma alternativa ao fechamento da unidade: “O colégio pode funcionar durante o turno da manhã, como já acontece, e o CEJA nos períodos da tarde e da noite”, pontuou.

Confira a nota divulgada pela Seduc:

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que não está fechando escolas e, sim, reorganizando a rede, com o objetivo de otimizar recursos e melhor atender a comunidade escolar. Esse é um processo natural, realizado ano a ano, que não causa prejuízos aos estudantes ou servidores.

A Unidade Escolar Teresinha Nunes, por exemplo, em 2021, atendeu 97 estudantes. Com a saída de 30 alunos que concluíram o Ensino Fundamental, em 2022 a escola funcionaria com pouco mais de 60 estudantes, número inferior à capacidade da unidade, que nos últimos anos não apresentou crescimento de matriculas. Dessa forma, as turmas de Ensino Fundamental serão remanejadas para a Unidade Escolar Gabriel Ferreira, distante aproximadamente 500 metros do Teresinha Nunes, que conta com toda a estrutura necessária para receber esses estudantes.

O prédio onde funcionava a Unidade Escolar Teresinha Nunes abrigará o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Maria Rodrigues das Mercês, que atualmente funciona no prédio ao lado e atende mais de 900 estudantes.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM