Esporte

Governos de Espanha e Portugal liberam público nos estádios nas últimas rodadas nacionais

Nas duas últimas rodadas do Campeonato Espanhol, locais na fase 1 receberão 30% da capacidade, com limite de cinco mil torcedores; No Português, jogos da última rodada terão 10% do público máximo

Publicado por: Lilian Oliveira 12/05/2021, 18:07

Quatorze meses depois, os torcedores voltarão aos jogos de futebol na Espanha para as duas rodadas finais do Campeonato Espanhol. O governo nacional aprovou nesta quarta-feira uma capacidade máxima de cinco mil torcedores, ou 30% da lotação do estádio, apenas nos territórios que estiverem na fase 1 da pandemia da Covid-19 definida pelo governo local.

A determinação vale para as três primeiras divisões do futebol espanhol. Pelo fato de o governo não ter divulgado uma lista com os locais que poderão ou não receber público, restaram algumas dúvidas. O ministro da Cultura e do Esporte, José Manuel Rodríguez Uribes, deu a notícia após o Conselho de Saúde.

Jogos do Campeonato Espanhol poderão voltar a receber público — Foto: Reuters

– Teremos público nos estádios de futebol e basquete. Volta aos territórios que se encontram na primeira fase da pandemia. Vai ser melhor. Será com 30% da capacidade local e um teto de cinco mil pessoas. A Comunidade Valenciana pode: os jogos de Valência, Villarreal, Levante, Castellón e Elche vão poder ter público – explicou o ministro sem citar outros territórios.

A ministra da Saúde, Carolina Darias, explicou as diretrizes do protocolo para o retorno seguro do público ao futebol.

– O retorno do público será possível nos territórios na fase 1 do semáforo (indicador do nível de incidência). Deverá haver uma distância de 1 metros e meio entre as pessoas em todos os setores. Além disso, a entrada e saída serão escalonadas e por setores. Não será possível comer ou fumar. Uma máscara FFP2 sem válvula e a medição da temperatura na entrada serão necessárias.

Quatro clubes ainda brigam pelo título do Campeonato Espanhol. Atlético de Madrid, Barcelona, Real Madrid e Sevilla terão rodadas decisivas. O torneio nacional tem previsão de término no próximo dia 23 de maio.

Portugal também anuncia volta do público

A última rodada do Campeonato Português, marcada para 19 de maio, também receberá de volta os torcedores. A decisão foi anunciada nesta quarta pela Liga Portugal após reuniões com a Federação Portuguesa de Futebol e autoridades da saúde pública e do governo.

No comunicado, a Liga explica que o teto será de 10% da capacidade máxima de cada estádio e só poderão assistir aos jogos os torcedores dos clubes mandantes, portando um resultado negativo do teste rápido para Covid-19.

Fonte: GE

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM