Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Esporte

Presidente da Federação de Boxe destaca popularização da “nobre arte” no Piauí

Às vésperas do Campeonato Piauiense de Boxe, o organizador do evento comenta sobre as perspectivas do esporte no estado

Publicado por: FM No Tempo 10/09/2021, 10:10

Dentre os vários esportes que recebem pouca atenção e investimento no Brasil, uma modalidade tem se sobressaído: o boxe. Impulsionado pelas conquistas de nomes como Popó, Esquiva Falcão, Hebert Conceição e Beatriz Teixeira, o esporte começa aos poucos a reverter o quadro e atrair os olhares do grande público.

Em entrevista ao JT1 da Teresina FM, Marcos Oliveira, presidente da Federação Piauiense de Boxe Amador e Profissional (Fepibap), destacou a popularização recente do esporte em terras piauienses, especialmente nas academias de Teresina. “Muitos têm procurado a prática do boxe por questões estéticas e perda de peso, por exemplo. As pessoas deixaram de acreditar no mito de que os treinos machucam; se um profissional te causa dor, ele não está qualificado para ensinar”, ressaltou.

Presidente da federação estadual destaca os feitos do boxe piauiense (Foto: Teresina FM)

Questionado sobre o desempenho dos atletas piauienses em âmbito regional e nacional, Marcos mencionou a trajetória de Eduardo Gomes, boxeador profissional que surgiu no projeto social organizado pelo presidente, Fábrica de Campeões, e é patrocinado pela sua academia, a Arena Fight. Pentacampeão estadual, Eduardo é o único atleta do Piauí reconhecido pelo Conselho Nacional de Boxe e venceu as duas primeiras lutas oficiais por nocaute.

Ao descrever o boxe, conhecido no meio esportivo como “nobre arte”, Marcos recorreu à comparação ao xadrez, salientando a inteligência necessária a ambos. Sobre as críticas recorrentes de violência, observou que todo esporte de contato acaba eventualmente machucando os praticantes.

“Para subir no ringue e lutar profissionalmente, é necessário todo um preparo físico a fim de suportar duros golpes. Não é indicado a pessoas que praticam o boxe de forma recreativa”, alertou.

Finalmente, reforçou o convite para a 1ª etapa do Campeonato Piauiense de Boxe Amador, o primeiro torneio estadual organizado pela FEPIBAP após a pandemia. Afirmou que o evento seguirá todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, além de confirmar a presença de ambulância e assistência médica ao lado do ringue. A etapa iniciará às 16h deste sábado (11), na Arena Fight, localizada na Rua 1º de Maio, 2808, Bairro Primavera.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM