Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Esporte

Esporte é Notícia #31: Flu-PI e Altos disputam liderança do Piauiense e Cano vive noite mágica no Maracanã

Diretor da Fundespi elenca ajustes no Albertão para receber Flamengo; Sport e Fortaleza iniciam decisão da Copa do Nordeste

Publicado por: FM No Tempo 31/03/2022, 12:13

Campeonato Piauiense

Altos x Fluminense-PI

As bases do Campeonato Piauiense irão tremer diante do confronto mais aguardado da 13ª rodada. Nesta quinta-feira (31), às 18h, o Lindolfo Monteiro receberá o líder e o vice-líder do Estadual em um duelo que vale a ponta da tabela a duas partidas do fim da primeira fase.

Foto: Aldo Carvalho/Fluminense E.C.

O Altos vem de uma sequência de três jogos em um intervalo de seis dias, consequência de sua participação em torneios como a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste. Foram duas vitórias, sobre o Flamengo-PI (7 a 1) e o 4 de Julho (1 a 0), e um empate diante do Parnahyba (1 a 1).

Já o Fluminense-PI, líder incontestável durante grande parte da competição, não vence há três partidas: o último triunfo ocorreu em cima do Cori-Sabbá (1 a 0), em 3 de março; de lá para cá, além da eliminação para o Santos na Copa do Brasil, o Vaqueiro foi superado por River-PI e pelo próprio Altos (1 a 0 em ambos) e empatou com o 4 de Julho (1 a 1).

Caso vença novamente, o Jacaré vai a 28 pontos e rouba a liderança do Tricolor, que atualmente possui 26. Na rodada final, contra o rebaixado Flamengo-PI, só dependerá de si mesmo para encerrar a fase inicial na primeira colocação, que lhe renderá nas semifinais a vantagem do empate e a decisão da vaga em casa.

No entanto, se o Flu-PI pôr fim ao incômodo jejum no Estadual, chegará aos 29 pontos e não poderá ser ultrapassado pelo Alviverde, mantendo assim o primeiro lugar na tabela, ainda que perca para o Oeirense no desfecho da etapa classificatória.

Brasileirão Série C

Tabela da competição

Mal os estaduais se aproximam do seu término, as ligas nacionais já terão início para substituí-los de pronto. Os clubes participantes da Série C do Brasileirão conheceram, nesta quarta-feira (30), seus adversários nas cinco primeiras rodadas da Terceira Divisão.

Foto: Luis Junior/A.A. Altos

Neste ano, a entidade e os clubes participantes promoveram uma mudança na fórmula de disputa do torneio. Ao contrário das temporadas anteriores, nas quais as equipes eram divididas em dois grupos regionalizados, com dez times cada, na primeira fase, agora a etapa inicial ocorrerá em turno único, com 19 rodadas.

Em seguida, os oito melhores colocados avançam à segunda fase, que teve seu formato inalterado: dois quadrangulares com quatro equipes cada; as duas primeiras conquistam o acesso à Série B, enquanto os líderes de cada chave fazem a final da Terceirona.

Único representante do Piauí na Série C, o Altos enfrentará rivais tradicionais e complicados nas rodadas iniciais de sua segunda temporada consecutiva na competição. Confira os jogos do Jacaré:

1ª rodada

Altos x Botafogo-SP (Lindolfo Monteiro, Teresina, 10/04, 18h)

2ª rodada

Figueirense-SC x Altos (Orlando Scarpelli, Florianópolis, 17/04, 19h)

3ª rodada

Volta Redonda-RJ x Altos (Raulino de Oliveira, Volta Redonda, 24/04, 11h)

4ª rodada

Altos x ABC-RN (Lindolfo Monteiro, Teresina, 01/05, 16h)

5ª rodada

Botafogo-PB x Altos (Almeidão, João Pessoa, 07/05, 15h)

Capacidade do Albertão

Desde que o sorteio da Copa do Brasil colocou Altos e Flamengo cara a cara por uma vaga nas oitavas de final da competição, o local da partida tem sido alvo de intenso debate. Para muitos torcedores, o Albertão, único estádio do Piauí com capacidade superior a 10 mil espectadores, não apresenta condições favoráveis à realização da partida de ida do confronto.

Foto: Divulgação/Fundespi

Entretanto, o presidente do Jacaré, Warton Lacerda, fez questão de ir às redes sociais para desmentir boatos de que o duelo seria transferido para Manaus ou qualquer outra cidade e garantir que o jogo seria disputado em Teresina. Ele afirmou ainda que buscaria juntamente à Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi) a ampliação do público para 40 mil pessoas, número máximo que o Albertão poderia suportar.

Nesse sentido, o órgão público já se movimenta para promover os ajustes necessários à praça esportiva, especialmente no tocante a questões estruturais. “Estivemos na última terça-feira (29) com uma equipe de três engenheiros e um arquiteto e fizemos uma vistoria nos vestiários, banheiros e no sistema de iluminação, os quais receberão reparos pontuais”, destacou Celso Henrique, diretor de desporto da Fundespi.

O gestor apontou que uma ampla reforma do Albertão custaria aos cofres públicos cerca de R$ 20 milhões, quantia que o governo do Estado não é capaz de financiar no momento. “Contudo, é desejo nosso reformar o Gigante da Redenção em um futuro próximo; para isso precisaremos de emendas dos senadores e deputados do Piauí, a fim de bancar o montante necessário a um projeto mais ambicioso”, salientou.

Em relação à capacidade do estádio, Henrique reforçou que somente a expedição de novos laudos técnicos, feitos pelo Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, irá determinar a quantidade de público presente na arena. Atualmente, o número está restrito a 13.500, nos setores das cadeiras centrais e as arquibancadas cabine e placar.

Metropolitano de Futsal

As semifinais do Campeonato Metropolitano, torneio organizado pela Federação Piauiense da Futsal para determinar o representante do estado na Copa do Nordeste da modalidade, já têm seus concorrentes definidos.

Foto: Divulgação/AABB

De um lado, uma partidaça entre AABB/Mesa 14 e Campo Largo; este último conquistou o Estadual no ano passado. Do outro, um encontro entre xarás de clubes europeus: Parma e Ajax.

Na rodada final da primeira fase, o Campo Largo goleou o Bárbaros por 4 a 1, enquanto o Parma fez 6 a 2 em cima do Só Nóis. A equipe da AABB passou pelo Einstein com um placar apertado, 3 a 2, ao passo que o Ajax precisou apenas de um empate em 3 a 3 com o Belos para avançar à etapa seguinte.

A Estação Cidadania, localizada na zona Leste de Teresina, receberá os duelos das semifinais, agendados para 5 de abril, às 19h40 (AABB x Campo Largo) e 21h (Parma x Ajax). Os vencedores se encaram três dias depois, em 8 de abril, na final do Metropolitano, às 20h30.

Campeonato Carioca

Flamengo 0 x 2 Fluminense

Os dois maiores campeões cariocas se enfrentaram, na noite desta quarta, em mais um Clássico das Multidões no Maracanã. Embora o Flamengo tenha dominado grande parte da partida e criado maior número de oportunidades, foi o Fluminense quem conquistou vantagem para o segundo jogo da decisão do Estadual.

Foto: Divulgação/Fluminense F.C.

A vitória do Tricolor foi construída graças a um único atleta: o camisa 14 Germán Cano, peça fundamental no ataque do clube das Laranjeiras. O craque argentino marcou o primeiro após uma falha grotesca do defensor rubro-negro Léo Pereira, aproveitada pelo meio-campista Arias, que rolou a bola para o companheiro balançar as redes.

Na sequência, em uma arrancada de Calegari, o lateral-direito achou novamente o centroavante ex-Vasco, que estava completamente livre na grande área e não teve dificuldades para anotar o segundo tento no clássico.

Dessa forma, o Fluminense pode perder até por um gol de diferença na partida de volta, marcada para as 18h de sábado (02/04), a fim de levantar a taça e quebrar a sequência de três títulos consecutivos do arquirrival.

Agora, caso o Flamengo deseje manter a escrita e conquistar o tetra, precisa vencer por três gols de vantagem a fim de evitar as cobranças de penalidades e sair vitorioso ainda no tempo regulamentar.

Campeonato Paulista

São Paulo x Palmeiras

Em uma noite que certamente jamais será esquecida pelos 60 mil torcedores que compareceram ao Morumbi e o transformaram em um caldeirão fervente, com direito a show de luzes antes do início do duelo, o São Paulo derrotou o Palmeiras por 3 a 1 no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista.

Foto: Divulgação/São Paulo F.C.

Para a alegria dos são-paulinos – e tristeza dos palmeirenses -, o atacante argentino (de novo?) Jonathan Calleri marcou duas vezes, enquanto Pablo Maia completou o placar para o Tricolor.

O gol de honra do Verdão, que pode ser importantíssimo para o jogo de volta, foi anotado por Raphael Veiga, após cobrança de falta que desviou no próprio Calleri e enganou o goleiro Jandrei. Mesmo com o esforço do meia alviverde, o Porco perdeu sua invencibilidade que já durava 14 partidas.

No domingo (03/04), às 16h, Palmeiras e São Paulo voltam a se encontrar, dessa vez no Allianz Parque. O Soberano ganhou o direito de sofrer um revés por até um gol de diferença sem que isso lhe custe o bicampeonato estadual. Já o Palestra precisará marcar três ou mais gols para reverter a desvantagem e conquistar o título que não vem há dois anos.

Copa do Nordeste

Sport x Fortaleza

A decisão do torneio regional mais badalado do país será disputada por dois Leões: um cearense, o outro pernambucano. O jogo de ida da grande final do Nordestão, entre Sport e Fortaleza, acontece nesta quinta, às 21h30, na Arena Pernambuco, em São João da Mata, zona metropolitana de Recife.

Foto: Divulgação/Sport Recife

Ambas as equipes fizeram parte da mesma chave (Grupo A) na fase inicial da competição; enquanto o Tricolor terminou na liderança, com 16 pontos, o Rubro-Negro ficou na terceira colocação, apenas dois pontos atrás.

Na etapa eliminatória, o Fortaleza goleou o Atlético de Alagoinhas por 5 a 1, nas quartas, e superou o Náutico por 2 a 0, na semifinal, antes de alcançar o último degrau que antecede o trono de rei do Nordeste.

Para chegar ao mesmo patamar, o Sport venceu o CSA nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar, e bateu o CRB pelo placar de 3 a 1.

A partida de volta está marcada para domingo (03/04), no Castelão, às 18h30. O clube que levar vantagem na soma dos resultados levantará a taça; pode ser tanto o bi do Leão do Pici, quanto o tetra do Leão da Ilha, que se igualaria a Bahia e Vitória como maior campeão da Copa do Nordeste.

Confira o quadro completo no Jornal da Teresina 1ª Edição desta quinta-feira (31):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM