Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Esporte

Oeirense tenta reação, mas é derrotado pelo Flu-PI e cai para a Série B do Piauiense

Altos, Parnahyba e 4 de Julho se juntam ao Vaqueiro Belchior na disputa das semifinais do Estadual

Publicado por: FM No Tempo 04/04/2022, 11:10

A 14ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Piauiense tinha tudo para ser repleta de emoções, e de fato cumpriu o que prometeu.

Além da definição dos dois últimos classificados às semifinais do torneio, o clube que irá acompanhar o Flamengo-PI na Série B de 2023 também foi conhecido. Confira abaixo o resumo de todas as partidas, que aconteceram ao mesmo tempo neste domingo (3).

Foto: Aldo Carvalho/Fluminense E.C.

Fluminense-PI 2 x 1 Oeirense

O líder do Estadual recebeu no Albertão um dos candidatos ao rebaixamento à Segunda Divisão. Para evitar a queda, o Oeirense precisava vencer o Fluminense-PI e torcer para uma derrota do Cori-Sabbá, rival direto na luta contra o descenso, diante do 4 de Julho, em Piripiri.

No entanto, quem saiu na frente foi o Vaqueiro Belchior. Aos 12 minutos da primeira etapa, o lateral-direito Tiaguinho acertou um cruzamento açucarado e encontrou o meia Janeudo na grande área, que cabeceou sem chances de defesa para Mondragon e inaugurou o placar.

Desesperado, o Cachorro Louco se lançava ao ataque, mas apresentava muita dificuldade de concluir as jogadas. Logo no início do segundo tempo, o meio-campista Jairinho foi derrubado na área do Flu-PI e conseguiu um pênalti para o Oeirense. Júnior Juazeiro bateu firme no canto direito de Nicolas, que caiu para o esquerdo, e empatou o duelo para o Time da Fé.

Foto: Aldo Carvalho/Fluminense E.C.

Depois do empate, o esperado era que a equipe de Oeiras buscasse a virada imediatamente. Não foi o que aconteceu: pouco depois do gol de Juazeiro, os atletas de ambos os times se estranharam e deram início a um bate-boca, que virou um empurra-empurra em seguida. O árbitro da partida expulsou o zagueiro Giovane e o técnico Adelmo Soares, do Oeirense, e amarelou Gean, do Flu-PI, e Mondragon, também do Cachorro Louco.

Sem o comandante e com apenas dez homens em campo, o clube da Capital da Fé sentiu o baque, agravado pelo segundo gol do Tricolor, anotado por Júnior Quixadá, aos 35 minutos da etapa final. A vitória por 2 a 1 garantiu a liderança ao Fluminense-PI, que enfrentará o 4 de Julho nas semifinais. Já o Oeirense, campeão da Série B no ano passado, retornará à divisão de acesso do Piauiense no ano que vem.

4 de Julho 2 x 0 Cori-Sabbá

Quem sorriu com a queda do Oeirense foi justamente o Cori-Sabbá que, mesmo perdendo para o 4 de Julho, permaneceu na sexta colocação, fora da zona de rebaixamento e, portanto, disputará mais uma edição da elite do Estadual em 2023.

Foto: Reprodução/Instagram

Em uma Arena Ytacoatiara lotada, o Gavião Colorado contou com o apoio de seus torcedores para alcançar a vitória, condição obrigatória para avançar às semifinais da competição. O gol, contudo, não saiu na primeira etapa, ao final da qual o meia alvinegro Allan Júnior recebeu cartão vermelho direto e foi mais cedo para os vestiários.

Na volta do intervalo, o 4 de Julho soube se beneficiar da superioridade numérica e enfim balançou as redes com Ítalo Pica-Pau, que oportunamente concluiu para a meta após chute de Ricardo Sena espalmado pelo goleiro. Faltando dez minutos para o fim do duelo, Rincon marcou o segundo e selou a classificação da equipe de Piripiri.

O Colorado terminou a fase inicial na quarta colocação e contou com a derrota do River-PI para o Parnahyba a fim de entrar novamente no G-4. Por outro lado, a Águia de Floriano, mesmo com o revés, se beneficiou da vitória do Fluminense-PI e estará novamente na Primeira Divisão da próxima temporada.

Parnahyba 2 x 1 River-PI

O clássico entre Tubarão e Galo Carijó registrou momentos de tensão antes mesmo do início da partida. Torcedores do River-PI se envolveram em uma confusão com a Polícia Militar, que precisou contê-los às portas do estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba.

Foto: Lucas Marinho/Parnahyba S.C.

Dentro de campo, ainda que seguissem para as semifinais apenas com um empate, ambas as equipes buscaram a vitória desde os primeiros minutos. Do lado do Parnahyba, Jeff Silva quase estufou as redes riverinas em duas oportunidades, enquanto o Tricolor teve chances com Marciano e Adeílson.

Os gols saíram apenas na etapa complementar: Gleisinho recebeu cruzamento vindo da lateral esquerda e colocou o River-PI à frente. Com o resultado parcial e a vitória do 4 de Julho sobre o Cori-Sabbá, o Parnahyba estava ficando fora da fase final do Piauiense.

A torcida azulina, que não via seu time do coração disputar o mata-mata do Estadual desde 2017, começou a incentivar a equipe com muita cantoria e empolgação nas arquibancadas. Deu certo: Isac empatou aos 39 e, nos últimos minutos do duelo, Kakim fez de cabeça, decretou a virada do Tubarão e levou os fãs ao delírio.

Ao final do jogo, nova ameaça de violência por parte de torcedores do River-PI, que invadiram o gramado para agredir os atletas do Parnahyba e foram outra vez contidos pelos policiais presentes no Pedro Alelaf. Com a derrota, o maior campeão estadual caiu para o quinto lugar na tabela e foi eliminado pela terceira edição consecutiva; o clube do litoral do Piauí terminou na terceira posição e irá encarar o vice-líder Altos nas semifinais.

Flamengo-PI 0 x 6 Altos

Houve quem pensasse que o Flamengo-PI pretendesse dar à torcida uma despedida digna após protagonizar a pior campanha da história do clube no Estadual. Ledo engano: a equipe foi a campo, diante do Altos, com apenas oito jogadores, três a menos que o mínimo habitual, e ninguém no banco de reservas.

Foto: Samila Milhomem/FFP

O resultado não poderia ter sido outro além de catastrófico. Somente aos dez minutos de partida, quando o Jacaré já vencia por 2 a 0, com gols de Danillo Bala e William, é que o Rubro-Negro completou seu onze inicial; ao final da primeira etapa, Bala marcou mais duas vezes e completou seu hat-trick.

Idelan, antes do intervalo, e Cleiton, depois do reinício, desfalcaram o Fla-PI por dores físicas. Com solene indiferença, o Altos ampliou a goleada graças aos tentos de Stuart e Lucas Sousa. O calvário do Mais Querido seguiu seu percurso até que o time perdeu mais três atletas, que pediram atendimento médico.

Como o regulamento do Campeonato Piauiense não permite que equipes disputem partidas do torneio com menos de sete jogadores em campo, o árbitro encerrou o confronto aos 27 minutos do segundo tempo. O Alviverde sagrou-se vencedor pelo placar de 6 a 0 e o Flamengo-PI encerrou a vexatória participação na Série A de 2022 sem uma vitória sequer.

Classificação

Com todas as partidas da primeira fase realizadas, a classificação do Estadual ficou da seguinte forma:

1. Fluminense-PI: 30 pts (J = 14, V = 9, E = 3, D = 2, SG = +21)

2. Altos: 29 pts (J = 14, V = 8, E = 5, E = 1, SG = +21)

3. Parnahyba: 24 pts (J = 14, V = 7, E = 3, D = 4, SG = -3)

4. 4 de Julho: 24 pts (J = 14, V = 6, E = 6, D = 2, SG = +9)

5. River-PI: 21 pts (J = 14, V = 6, E = 3, D = 5, SG = +6)

6. Cori-Sabbá: 13 pts (J = 14, V = 3, E = 4, D = 7, SG = -8)

7. Oeirense: 11 pts (J = 14, V = 2, E = 5, D = 7, SG = -10)

8. Flamengo-PI: 1 pts (J = 14, V = 0, E = 1, D = 13, SG = -36)

Negrito: Classificados às semifinais

Itálico: Rebaixados à Série B

O Flamengo-PI amargou o terceiro rebaixamento de sua história e estabeleceu o recorde negativo de 13 derrotas, um empate e nenhuma vitória. Na Segunda Divisão, jogará ao seu lado o Oeirense, que retorna à divisão inferior após o título conquistado em 2021.

River-PI e Cori-Sabbá permaneceram na elite estadual, mas ficaram de fora das semifinais e perderam a chance de concorrer a uma vaga na Série D do Brasileirão na próxima temporada.

Semifinais do Piauiense

Líder da primeira fase, o Fluminense-PI enfrentará o quarto colocado 4 de Julho, em partidas de ida e volta, para decidir quem avança à grande final. Do mesmo modo, o vice-líder Altos duelará com o terceiro colocado Parnahyba, também em dois jogos.

Foto: Divulgação/Fundespi

Os confrontos iniciais estão marcados para a próxima quarta-feira (6), enquanto os finais ocorrerão na outra quarta (13). A Federação de Futebol do Piauí (FFP) ainda deve confirmar os horários. Como Flu-PI e Altos obtiveram posições melhores, ganham o direito de disputarem os jogos de volta em Teresina.

Ida

4 de Julho x Fluminense-PI (Arena Ytacoatiara, Piripiri, 06/04)

Parnahyba x Altos (Pedro Alelaf, Parnaíba, 06/04)

Volta

Fluminense-PI x 4 de Julho (Albertão, Teresina, 13/04)

Altos x Parnahyba (Lindolfo Monteiro, Teresina, 13/04)

Os vencedores se encaram na final do Piauiense, que também será realizada em partidas de ida e volta. A data será divulgada posteriormente pela FFP.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM