Geral

Comunicado do governo do estado diz que fechamento da Potycabana é fake news

O comunicado que veio a público nesta quinta-feira (06) informava que todas as atividades do parque estariam suspensas. Os motivos denunciam a falta de policiamento […]

Publicado por: Wanderson Camêlo 06/06/2019, 16:01

Divulgação

O comunicado que veio a público nesta quinta-feira (06) informava que todas as atividades do parque estariam suspensas. Os motivos denunciam a falta de policiamento no local e a redução do quadro de funcionários. A falta de manutenção também é apontada como um dos motivos para o fechamento do parque.

“Prezando pela segurança e bem-estar da população, a Administração do Parque Nova Potycabana vem, respeitosamente, comunicar que por falta de policiamento, quadro de funcionários reduzido e, ainda, a necessidade de manutenção, estará FECHADO a partir do dia 08/06, por período indeterminado. Comunica ainda, que todas as atividades estarão suspensas até o funcionamento normalizar”, descreve o documento que leva o logotipo da administração do parque e do Governo do Estado.

(Foto: Reprodução/ WhatsApp)

A assessoria também destacou que as informações contidas no documento não procedem e que não foram divulgadas por nenhuma fonte do Governo. O que acontece, na verdade, é uma transição de administração do espaço.O parque, que antes era administrado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL), agora passa a ser responsabilidade da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi).

O responsável pelo comunicado, assim como as motivações para o ato ainda permanecem um mistério. A assessoria do Governo informou que o responsável pela produção do comunicado ainda não foi identificado. No entanto, o caso ainda será apurado. O Governo também divulgou uma nota oficial, onde desmente as falsas acusações de que o parque Nova Potycabana será fechado por tempo indeterminado por precarização.

LEIA NOTA NA INTEGRA:

O Governo do Estado informa que não procede o aviso de fechamento do Parque Potycabana. O parque, que antes era administrado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL), passou para administração da Fundespi e todos os contratos de manutenção que garantem o funcionamento continuam normalmente.

PARQUE NOVA POTYCABANA

De piscina de ondas há um espaço de grande convergência social, o parque Nova Potycabana: quando foi construída em 1990, funcionava como um parque aquático. Porém, por falta de manutenção, foi abandonada em 2007. Já no ano de 2008, o parque passou por uma grande revitalização, e se restabeleceu como espaço de lazer urbano com pistade cooper, ciclofaixas, quadra poliesportiva, áreas verdes e outros equipamentos.

Segundo o historiador Fonseca Neto, quando foi criada, a região que abriga a Potycabana era considerada como degradada por muitos. A criação do parque veio com o objetivo de buscar o saneamento da cidade, associado a um esforço para a recuperação de sítios urbanos.

A Potycabana é anterior a Avenida Raul Lopes e valorizou os usos econômicos da margem direita do rio Poty, a chamada zona Leste. “Os dois shoppings da cidade, por exemplo, eram espaços onde haviam lagoas sem espaços econômicos algum. Sem aquela melhoria consistente daquele local, o entorno daquele ambiente talvez não teria o aproveitamento econômico que tem hoje”, afirmou.

O parque também abriu a possibilidade para a construção de uma Copacabana no Poty. “Na época, o governador Alberto Silva propôs essa reinvenção de locais que existiam em outros locais para Teresina com a linguagem local, é por isso que recebe esse nome de Potycabana”, explicou.

 

Fonte: Com Informações oitomeia

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM