Banner de Aniversário

Geral

Teresina tem 20 anos a mais do que se comemora, diz historiador

O historiador professor Fonseca Neto revelou que o município de Teresina tem 20 anos a mais do que o que está sendo comemorado hoje. Segundo […]

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 16/08/2019, 09:06

O historiador professor Fonseca Neto revelou que o município de Teresina tem 20 anos a mais do que o que está sendo comemorado hoje. Segundo Fonseca Neto, a cidade nasceu no Poti, que era um município, em novembro de 1832, e mudou depois para a Chapada do Corisco, onde nasceu Teresina, em agosto de 1872, tendo como marco a Igreja do Amparo.

“A cidade é que está aniversariando, o município não. O município é uma Pessoa Jurídica e a cidade é uma Pessoa Física. O município é uma abstração, que funciona e organiza a vida do lugar morfologicamente”, explicou Fonseca Neto em entrevista a Teresina FM 91,9.

Professor Fonseca Neto informou que Teresina deveria ter 187 anos

O historiador chamou a atenção para o padre Antônio Mamede de Lima que convenceu as autoridades a mudarem do Poti para a chapada. Ele alegou que tinham as lagoas, as cheias e muitas doenças que elevava a mortandade das pessoas.

“Mas Teresina não é o Poti expandido. Teresina nasceu no Amparo. Mudou a sede do município. Era uma nova área. A paróquia do Amparo é mais velha que o município. O cemitério no Poti tem mais de 250 anos”, comentou o professor Fonseca, dizendo que não foi uma emancipação política, mas foi um plano estratégico.

Historiador disse que o município era o Poti e foi mudado para a Chapada do Corisco

“O município é 20 anos mais velho do que se comemora. Não são 167 anos. São 187 anos. Apenas mudaram a Câmara do lugar. A intendência mudou. A sede do município não tinha titulo de cidade, tinha nome de Vila. A Vila do Poti foi criada em novembro de 1832 e mudou sendo instalada na Chapada do Corisco, que virou Teresina, em agosto de 1872”, explicou o professor em entrevista à Teresina FM.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM