Banner de Aniversário

Geral

Piauí tem 5 casos de Mormo confirmados e 4 espaços interditados

O Piauí teve cinco casos de mormo confirmados e quatro espaços interditados por suspeita de contaminação, dentre eles o parque de exposições e o hospital […]

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 17/09/2019, 09:43

O Piauí teve cinco casos de mormo confirmados e quatro espaços interditados por suspeita de contaminação, dentre eles o parque de exposições e o hospital veterinário da UFPI. O mormo acomete equinos e não tem cura e pode contaminar também humanos.

“Temos que ter cautela e responsabilidade. A Adapi, que é o órgão de controle, sugeriu a interdição para o controle da zoonose. Os espaços por onde passaram os animais sob suspeição estão interditados e sob investigação”, informou a secretária do Agronegócio, Simone Pereira, em entrevista à Teresina FM 91,9.

Secretária do Agronegócio, Simone Pereira, explicou sobre as interdições para averiguar ocorrências de Mormmo

Hoje a secretária tem uma reunião com o delegado do Ministério da Agricultura no Piauí para pedir agilidade no protocolo e no resultado dos exames realizados para não comprometer a realização da Expoapi, no parque de exposições, no início de dezembro.

O Mormo acomete equinos, mas pode contaminar humanos, e não tem cura

O exame é realizado em Recife (PE) e o resultado sai entre 21 e 30 dias, a intenção da secretária é abreviar esse resultado para 15 dias, para agilizar as providências. Além dos cinco casos confirmados, pelo menos 50 animais estavam sob suspeita. E todos os funcionários do parque e que tiveram contato com os animais também passaram por exames realizados pelo Hospital de Doenças Infectocontagiosas. E o exame ainda será repetido nos animais e nos humanos.

“Estamos adotando as medidas necessárias e cabíveis que o caso requere. Temos que agir com responsabilidade e seguir o protocolo. O tratamento de equinoterapia que era feito também está suspendo até termos os resultados”, acrescentou Simone Pereira na Teresina FM.

 

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM