Banner de Aniversário
Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Geral

Brasil é o sexto país que mais descarta plásticos no mar

Estudo da Our World in Data mostrou que o país está atrás apenas de Filipinas, Índia, Malásia, China e Indonésia

Publicado por: FM No Tempo 12/06/2021, 11:25

Os habitantes dos países ricos produzem muito mais lixo plástico do que os dos países pobres. No entanto, a equação se inverte quando se trata daqueles que mais descarregam no oceano, de acordo com um estudo publicado recentemente pelo Our World in Data.

Foto: Reprodução

As Filipinas são responsáveis por mais de um terço dos plásticos que são despejados nos oceanos, de acordo com a análise Our World in Data de um estudo publicado originalmente na revista Science Advances . Depois, vemos na lista outros países asiáticos: Índia (12,92%), Malásia (7,46%), China (7,22%) e Indonésia (5,75%).

Em sexto lugar da lista aparece o Brasil (quase 3,86%), o único americano da lista, seguido por três outros países asiáticos: Vietnã (quase 2,88%), Bangladesh (2,52%) e Tailândia (2,33%).

O décimo país que mais despeja plástico nos oceanos é a Nigéria (1,9%), o único africano entre os dez que mais poluem

Globalmente, 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam nos oceanos a cada ano. Esta é uma das principais ameaças que os mares enfrentam, juntamente com o aquecimento global, a pesca excessiva e os vazamentos de petróleo.

Os plásticos podem sufocar e prender algumas espécies aquáticas. E quando são microplásticos (têm menos de cinco milímetros de comprimento), podem até acabar no sistema digestivo de algumas espécies de vida marinha que os ingerem.

 

FONTE: CNN

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM