Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Meteorologista explica chuvas atípicas registradas durante o BRO-Bró

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, que cruza a região do Matopiba, é uma das principais responsáveis

Publicado por: FM No Tempo 10/11/2021, 11:21

O BRO-Bró, época mais quente do ano, corresponde aos meses de setembro a dezembro na região Nordeste do país, em especial no Piauí. Geralmente, é marcado por calor intenso, altas temperaturas (em torno de 40 ºC) e baixa umidade do ar (entre 10% e 30%). Entretanto, o período tem apresentado características atípicas neste ano, sobretudo pelas fortes chuvas.

Especialista indica causas para o aumento de precipitações no estado (Foto: Teresina FM)

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, o ano de 2021 tem sido diferente dos demais em relação às precipitações. “A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Semar), ao lado de institutos nacionais e internacionais, elaboraram previsões climáticas a longo prazo que previam chuvas acima da média neste último trimestre”, explicou em entrevista ao JT1 da Teresina FM.

A especialista afirmou que, segundo os cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas na capital piauiense registrariam na terça (9) e quarta-feira (10) o índice de 50 mm, com 22 mm apenas na quarta. Pontuou ainda que tais precipitações, mesmo em um curto espaço de tempo, podem causar sérios problemas como alagamentos de ruas e transtornos no trânsito.

Sônia esclareceu que o fenômeno, verificado principalmente no Piauí e no Maranhão, se deve a divergências de massas em níveis elevados da atmosfera, corroborada pelas altas temperaturas. “A região central do país se beneficia da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que combina a umidade proveniente da Amazônia e da parte oceânica, a qual cruza o país e passa pelo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)”, destacou.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM