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Gerente da Strans aponta aplicativo como ferramenta de auxílio aos usuários do transporte público

Aplicativo SIU Mobile, gerido em parceria com empresas de ônibus, foi retomado pela gestão municipal

Publicado por: FM No Tempo 22/11/2021, 09:05

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) anunciou no início deste mês o retorno do aplicativo SIU Mobile, que disponibiliza acesso em tempo real das linhas de ônibus, horários, trajetos e paradas próximas. A ferramenta, administrada em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Setut), está disponível para Android e iOS e tem previsão de contar com 100% de funcionalidade até o final de novembro.

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (22) ao JT1 da Teresina FM, o superintendente Felipe Leal ressaltou que o objetivo da aplicação é trazer comodidade aos usuários do sistema de transporte público da capital. “Retomamos o gerenciamento do aplicativo, que se encontrava em desuso até então. Estamos voltando gradativamente, investindo em campanhas de divulgação e também de ensino aos cidadãos que tenham dificuldades para manuseá-lo”, explicou.

Gestor explica funcionamento do SIU Mobile em celulares (Foto: Teresina FM)

O gestor apontou que o SIU Mobile é alimentado pelo Setut, que obtém os dados dos veículos junto aos consórcios e os fornece ao aplicativo. Salientou ainda que não há a inclusão de veículos alternativos devido ao atual estado de irregularidade que estes se encontram, com a bilhetagem eletrônica bloqueada pela Prefeitura.

Leal lembrou que a gestão municipal assumirá a bilhetagem dos ônibus a partir de 1º de dezembro e indicou a quantidade da frota corrente, composta por 200 veículos. “Neste domingo (21), determinamos ordem de serviço de 100 ônibus para apoiar os estudantes no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Verificamos um bom retorno dessa medida, com mais de 90% da frota tendo circulado pela cidade, e divulgaremos em breve um relatório geral”, informou.

Diante dos recentes casos de furtos em estações de ônibus de Teresina, o superintendente afirmou que a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza um trabalho rotineiro de fiscalização, embora não tenham condições de permanecer o dia inteiro nos locais. Além disso, garantiu que o envio de informações de cada veículo ao SIU Mobile é interrompido em eventuais ocorrências, acionando a Strans, que determinará a imediata substituição. Os usuários também podem entrar em contato pelo número de telefone (86) 3122-7606 ou pelo site do órgão.

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