Cerimônia oficializou a república em Barbados com a presença da cantora Rihanna e do príncipe Charles
Barbados se tornou oficialmente uma república na segunda-feira (29) à noite, em uma cerimônia na qual a rainha Elizabeth II deixou de ser a chefe de Estado da ilha. O país terá sua primeira presidente, Sandra Mason, e a cantora Rihanna como heroína nacional.
Independente do Reino Unido desde 1966, Barbados celebrou sua transição da monarquia para o governo republicano após quase quatro séculos sob o comando da coroa britânica .A ilha terá como chefe de Estado outra mulher, Sandra Mason, até agora governadora-geral do país, após sua eleição em 21 de outubro.
Primeira Ministra de Barbados Mia Mottley, ex-jogador de críquete Garfield Sobers, governadora-geral de estado Sandra Mason, Rihanna e o Príncipe Charles (Foto: Toby Melville – Pool/Getty Images)
Mason fez o juramento ao cargo à meia-noite de segunda-feira na capital do país, Bridgetown, em uma cerimônia oficial na qual também foi substituído o estandarte real pela bandeira presidencial.
“Eu, Sandra Prunella Mason, juro ser fiel e manter verdadeira lealdade a Barbados de acordo com a lei, com a ajuda de Deus”, declarou a nova presidente.
A cerimônia, com a presença do príncipe Charles, filho mais velho de Elizabeth II, e a cantora Rihanna, não foi aberta ao público, apesar da suspensão temporária do toque de recolher imposto devido ao coronavírus para permitir que a população aproveitasse as festividades, que incluíram fogos de artifício em toda a ilha.
Barbados continua sendo membro da organização Commonwealth, como observou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em um comunicado na segunda-feira.
“Seguiremos amigos e aliados incondicionais, aproveitando as afinidades e conexões duradouras entre nossos povos e o vínculo especial da Commonwealth”, escreveu Johnson.