A norma será publicada em decreto que está sendo elaborado pela Secretaria de Governo e será publicado ainda esta semana
O governo do Piauí vai exigir a comprovação do esquema vacinal completo contra a covid-19 para acesso aos estabelecimentos públicos do estado. A informação é do secretário de Saúde, Florentino Neto. A medida já foi acertada com o governador Wellington Dias (PT) e entrará em vigor ainda esta semana.
Segundo Florentino, a imunização completa é necessária para evitar novas ondas da doença. “Os locais com maiores índices de pessoas vacinadas estão registrando menos mortes.. Os dados atestam a eficácia da vacina no combate à doença”, diz o secretário.
De acordo com dados da Fiocruz, o Piauí tem 240.376 pessoas que ainda não retornaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal contra o coronavírus.
Além disso, Florentino anunciou que os municípios vão poder reduzir o prazo para aplicar a dose de reforço na população. O objetivo é “acelerar a proteção da população”. A orientação vai ser aplicar a terceira dose com quatro meses depois de ser administrada a segunda dose.
Até esta segunda-feira (06), foram aplicadas em todo o estado 4.834.690 sendo 2.529.231(77,08%) de primeira dose, 2.052.553 (64,06%) de segunda dose.