Banner de Aniversário

Geral

Strans determina aumento da frota de ônibus de Teresina para 250 veículos

De acordo com o órgão, 200 ônibus já circulam nas ruas da capital

Publicado por: FM No Tempo 09/12/2021, 07:48

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) emitiu na última quarta-feira (1º) uma nova ordem de serviço, destinada aos consórcios e às empresas do transporte público de Teresina, que determina o aumento da frota atual de ônibus para 250 veículos.

Segundo o gerente de Planejamento de Transportes da Strans, Felipe Leal, 200 ônibus circulam em Teresina no momento, o que equivale a 95% da nova frota.

Crise do transporte público reduziu significativamente número de ônibus em Teresina (Foto: Reprodução)

“Em um mês verificamos que, de acordo com os dados analisados, a demanda de passageiros na capital aumentou em 200 mil. No meio de outubro tínhamos um total de 1,3 milhão de passageiros. Já no mês de novembro subiu para 1,5 milhão. Percebemos que os cidadãos estão voltando ao sistema. Também levamos em consideração a lotação e tempo de espera nas paradas”, explica o gestor.

Leal destaca ainda que, além da fiscalização feita nas praças, nas paradas e nas garagens pelos agentes de fiscalização do transporte público, a Strans vai monitorar o cumprimento da ordem de serviço por meio do sistema de bilhetagem eletrônica.

“A empresa que não cumprir a determinação, após o período de cinco dias úteis, deve ser notificada, e após a notificação, pode ser aplicada multa”, esclarece o gerente.

O representante da Strans lembra que a bilhetagem eletrônica será operacionalizada pela Prefeitura, mas até o momento ainda é administrada pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Setut).

Gerente da Strans assegura aumento da frota de veículos na capital (Foto: Ascom/Strans)

“A Prefeitura de Teresina deve assumir a operação do sistema de bilhetagem até fevereiro, por meio da Strans, para garantir maior fiscalização, transparência e controle operacional. Estamos em processo de transição, e uma comissão especial foi criada em outubro deste ano para realizar a transição”, completa Leal.

A nova ordem de serviço segue válida até que outra ordem de serviço seja emitida. A Strans prevê um novo aumento na ordem de serviço para 300 ônibus em breve.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM