Obra ainda não foi iniciada e causa sufoco em produtores do Piauí
Um vídeo gravado nesta quinta-feira (9), por um produtor rural da Serra da Palmeira, em Palmeira do Piauí, a 572 km de Teresina, mostra a atual situação da rodovia Transcerrado, exatamente na safra em que o Piauí será a sede nacional da abertura da colheita de grãos. Confira a gravação abaixo:
De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja-PI), Rafael Maschio, a situação se arrasta há mais de 20 anos e prejudica a produção e a população do Sul do Piauí, piorando no período chuvoso. “O plantio evolui bem, somente nossas estradas não nos ajudam”, afirmou o diretor.
A PI-397, especialmente o segundo trecho, torna ainda mais difícil a vida do produtor e da população. Alvo de uma Parceria Público-Privada (PPP), licitada e anunciada pelo Governo do Estado, a obra ainda não iniciou e todo o trecho não pavimentado está em condições ruins. Serra do Quilombo, Pirajá, Laranjeiras, Palmeira, Branca, todos os trechos que envolvem o transporte da safra de grãos do Piauí.
Conforme dados de um estudo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), a má conservação das rodovias do Piauí eleva o custo do frete no estado em quase 26%, resultando em maior custo de manutenção de veículos e de gastos a mais com o combustível, que pode chegar a mais de R$ 117 milhões.