Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Capela do Sanatório Meduna é reaberta em solenidade com presença do arcebispo de Teresina

Missa presidida por Dom Jacinto Brito celebrou o término da reforma do local construído na década de 1950

Publicado por: FM No Tempo 20/12/2021, 08:29

A Capela Universitária São Paulo VI, popularmente conhecida como Capela do Sanatório Meduna, foi reaberta neste domingo (19) com uma missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. A solenidade ocorre um ano após o início das obras de restauração e modernização do local, que está apto novamente a receber fiéis para celebrações, orientações espirituais e eventos universitários.

Desde novembro de 2020, quando as obras tiveram início, foi realizada a troca do telhado, a construção do muro em torno da capela, reforma dos banheiros, troca da tubulação elétrica, além da readequação litúrgica do espaço.

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Teresina

Após a missa de reabertura, ocorreu uma quermesse com apresentações musicais e um leilão de peças sacras e de antiguidades inglesas do século XIX para custear as despesas da reforma.

A Capela São Paulo VI será a única capela universitária no país sediada fora de uma universidade. Para que o processo de restauração se tornasse possível, a Arquidiocese de Teresina realizou rifas, leilões, lives solidárias, doações em contas bancárias e arrecadação de recursos e materiais.

A comunidade ainda pode contribuir com a doação de recursos para ajudar no funcionamento da capela por meio da conta corrente no Banco do Brasil AG. 3219-0 e C/C. 10563-5, ou do Pix: pastoraluniversitariateresinapiaui@outlook.com. Para doação de produtos ou materiais, a administração da capela disponibilizou o número (86) 9 9428-7769 para contato.

Tombamento do Sanatório Meduna

Por meio de decreto, publicado em novembro deste ano, o governador Wellington Dias (PT) tombou o imóvel onde funcionou o Sanatório Meduna e o entorno do lugar, que pertence a um shopping center.

A decisão acontece após o governo levar em consideração a proposta da Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Estadual de Cultura, na sessão de 24 de junho de 2021.

Localizado no Bairro Porenquanto, o Meduna foi fundado em 1954 pelo psiquiatra Clidenor Freitas, um dos pioneiros da psiquiatria piauiense. O prédio ainda mantém sua arquitetura monumental com traços neoclássicos e neocoloniais, característicos dos anos 1950.

Matéria relacionada:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM