A informação é do secretário de Finanças de Teresina, Robert Rios
Matéria de Luciano Coelho
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) notificou a Prefeitura de Teresina para apurar a prescrição de créditos no valor de R$ 66 milhões, no ano passado. Segundo informações do secretário de Finanças do Município, Robert Rios, as dívidas de algumas empresas com tributos da Prefeitura prescreveram e não foram cobradas.
Ele disse que esse benefício gracioso para algumas empresas levou a perda de R$ 838 milhões por parte da prefeitura nos últimos cinco anos, desde 2017. Uma auditoria estava sendo feita para apurar os valores e também as responsabilidades sobre essa anistia das dívidas dessas empresas, que mesmo devedoras não foram cobradas pela Procuradoria do Município.
“Queremos saber a quem cabe a responsabilidade. Por que essas dividas não foram a juízo, não entraram na dívida pública? Abrimos um processo administrativo para apurar as responsabilidades e saber se houve a omissão dos gestores que deixaram de cobrar as dívidas dessas empresas. E ainda queremos saber quais foram as empresas beneficiadas. Queremos inclusive divulgar essa lista das empresas que foram agraciadas com essa prescrição”, frisou o secretário de Finanças em entrevista ao JT2 da Teresina FM, nesta quinta-feira (22)