Banner de Aniversário

Geral

Piauí registrará chuvas acima da média durante todo o mês de janeiro, afirma meteorologista

Precipitações devem ocorrer inclusive na região semiárida do estado, de acordo com previsão climática

Publicado por: FM No Tempo 03/01/2022, 08:56

As fortes chuvas registradas desde o final do mês passado, de norte a sul do Piauí, têm causado graves prejuízos materiais e naturais. Em Uruçuí, a 453 km de Teresina, o rio Parnaíba transbordou e inundou grande parte do município, deixando várias comunidades ilhadas. Já na capital, a gestão municipal decretou situação de emergência após precipitações de 50 a 100 mm/dia e alagamentos por toda a cidade.

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, embora o período chuvoso já fosse previsto pelos especialistas, os registros extrapolaram a média calculada.

Foto: Teresina FM

“As chuvas volumosas foram provocadas pela influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), formada pela confluência de ventos úmidos que cruzam o país”, explicou em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta segunda-feira (3).

A cientista adiantou que as precipitações devem se estender até quarta-feira (5), quando devem apresentar um breve recuo antes de retomarem índices semelhantes aos atuais.

Segundo Sônia, a previsão climática de janeiro, feita ainda em 2021, indica chuvas acima da média em todo o estado, inclusive na região semiárida.

No entanto, a meteorologista alertou para o risco de transbordamento do Rio Poti, uma vez que os índices de umidade no Rio Parnaíba permanecem elevados e a vazão do Reservatório Boa Esperança sofre constantes aumentos. “Como o Parnaíba ganha maior quantidade de água com a liberação da barragem, o Poti fica, de certa forma, aprisionado quando se encontra com ele”, pontuou.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM