A informação é do secretário da Semcaspi, Márcio Allan
As fortes chuvas que atingem Teresina tem deixado muitas famílias desabrigadas. De acordo com a Defesa Civil municipal, cerca de 240 famílias tiveram de deixar suas casas em razão de alagamentos ou enchentes. A região Norte da capital tem sido a mais afetada.
Com retorno às aulas, a preocupação sobre a situação das famílias abrigadas nas escolas municipais cresce. Questionado sobre o assunto, o secretário da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Márcio Allan, afirmou que os ginásios de Teresina podem vir a ser usados.
Além disso, segundo ele, o prefeito Doutor Pessoa (MDB) determinou que as famílias fossem realocadas para apartamentos abandonados. No entanto, o cenário ainda não foi confirmado. “Estaremos conversando esses dias com o pessoal da Caixa Econômica e Governo estadual para tentar alinhar essa situação […] É notório que há alguns apartamentos e conjuntos habitações desocupados”, explicou Allan.
Em entrevista ao JT2 da Teresina FM, nesta terça-feira (04), o secretário disse que já foram distribuídas cestas básicas e colchões para essas pessoas. De acordo com o entrevistado, a Semcaspi está realizando levantamento para contabilizar o número de famílias que estão sendo acolhidas em casas de parentes ou amigos, para que elas possam ser cadastradas no Programa Cidade Solidária.
Com o programa, essas famílias vão poder contar com suporte financeiro de R$ 300 para custear aluguel e alimentação. O benefício tem duração de 12 meses.
A área mais afetada com as chuvas na capital, até então, tem sido a zona Norte, nos bairros: Mafrense, Poti Velho e a região do Lagoas do Norte.