Banner de Aniversário

Geral

Rio Parnaíba transborda, alaga avenida e deixa famílias desabrigadas em Floriano

Cota do rio atinge o patamar de 8,63 m e pode crescer ainda mais devido ao aumento da vazão do Reservatório Boa Esperança

Publicado por: FM No Tempo 04/01/2022, 07:41

Em meio às chuvas intensas no início deste ano, o Rio Parnaíba transbordou no município de Floriano, a 246 km de Teresina, na tarde desta segunda-feira (3). O nível das águas subiu a ponto de alagar parte da avenida Esmaragdo Freitas, no bairro São Cristóvão.

Via alagada devido à cheia do rio em Floriano (Foto: Divulgação/Prefeitura de Floriano)

Durante reunião de emergência, o prefeito Joel Rodrigues (Progressistas), juntamente a secretários municipais e autoridades de segurança pública, elaborou um plano de contingência a fim de oferecer suporte às pessoas em áreas de risco. Segundo a gestão, os bairros de maior atenção, além do São Cristóvão, incluem o Bosque Santa Teresinha e Matadouro.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Sutran) interditou prontamente a via alagada, bem como a Secretaria de Assistência Social disponibilizou transporte para retirada das famílias e dos móveis das residências atingidas pela cheia do rio.

As famílias que precisaram deixar suas casas estão sendo encaminhadas às escolas municipais Eleutério Rezende e Padre Pedro Barroso, as quais servirão de abrigo temporário.

Prefeito e autoridades reunidas para definir medidas de contenção (Foto: Divulgação/Prefeitura de Floriano)

Ainda nesta segunda, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão do Reservatório Boa Esperança, em Guadalupe, a 335 km de Teresina, de 1.600 m³/s para 2.000 m³/s. A empresa afirmou que a cota do Rio Parnaíba em Floriano alcançou 8,63 m, índice que representa risco iminente de inundação.

De acordo com a Chesf, os rios Poti (em Teresina), Marataoan (em Barras) e Longá (em Esperantina), localizados na porção norte da bacia do Parnaíba, apresentam-se em condições normais até o momento.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM