Banner de Aniversário

Geral

Instrutor de trânsito orienta motoristas durante período chuvoso; confira dicas

Professor oferece dicas específicas para carros e motocicletas em meio às fortes chuvas na capital

Publicado por: FM No Tempo 05/01/2022, 09:09

O trânsito em Teresina tem sido fortemente prejudicado em razão das chuvas intensas registradas no município desde o fim do ano passado. Enchentes e ruas alagadas se somam aos buracos nas pistas e podem ocasionar acidentes graves, como o ocorrido com um chef de cozinha cujo veículo foi arrastado pelas águas e caiu em um córrego.

De acordo com o instrutor de trânsito Hamilton Teixeira, em entrevista concedida nesta quarta-feira (5) ao JT1 da Teresina FM, a orientação primordial aos moradores da capital é verificar a previsão do tempo antes de sair de casa.

Foto: Teresina FM

“Estamos em meio a uma perspectiva de chuvas diárias, principalmente no período da manhã. Portanto, além de sair com antecedência rumo ao seu destino, é importante conhecer as condições do tempo”, aconselhou.

Em seguida, o professor alerta para a quantidade de água na pista no caso de automóveis. Caso o nível seja considerável, o melhor é não arriscar e esperar bater próximo à metade do pneu; também é fundamental não tirar o pé do acelerador, ou a água entrará pelo escapamento ou pelo engate de marchas, interrompendo o funcionamento do motor.

“Se o seu carro for manual, escolha a marcha de força e prossiga com a rota até ultrapassar o alagamento. Se for automático, cuja probabilidade de não resistir às enxurradas é maior, utilize a marcha reduzida”, orientou.

No caso das motocicletas, Hamilton afirma que o condutor deve optar pela segunda marcha e acelerar até o fim do percurso. O ideal, segundo o instrutor, é fixar firmemente os braços no guidão para continuar pilotando. Outra dica valiosa é adquirir capas de chuvas, as quais impedem o motorista de se molhar e ameniza ferimentos se houver quedas.

Finalmente, o entrevistado imagina, na pior das hipóteses, que o automóvel não consegue se deslocar nas vias alagadas. “Nessa situação, o condutor deve encostar o carro perto de uma calçada, abrir um pouco os vidros e ligar imediatamente para o 193, número de emergência do Corpo de Bombeiros. Eles dispõem dos instrumentos adequados para resgatar o motorista”, concluiu.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM