Presidente da entidade defende que medida irá contemplar funcionários que deixam seus locais de trabalho mais tarde
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas-PI), Tertulino Passos, se reuniu na última quarta-feira (19) com a diretora-presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), Josiane Campelo, para discutir os horários do metrô em Teresina.
De acordo com Tertulino, o Sindilojas solicitou à CMTP um reajuste nos horários para contemplar os funcionários do Shopping da Cidade, no Centro da capital, que saem do trabalho às 17h e não conseguem pegar o transporte a tempo.
“Muitos passageiros, ao chegarem na estação de metrô nesse horário, encontram os portões fechados. Não resta outra alternativa a não ser esperar pelo próximo transporte, que passa por volta de 18h30, 18h50”, explicou o presidente ao JT1 da Teresina FM nesta sexta-feira (21).
Nesse sentido, o entrevistado defendeu que não haveria prejuízo à companhia caso os portões fechassem somente às 17h25 ou 17h30, possibilitando assim a entrada de mais usuários do sistema.
“Estamos confiantes de que nossa proposta será atendida. A diretora disse que iria verificar se os horários não chocariam com o transporte de cargas, mas os trens desse tipo geralmente circulam mais cedo, entre 16h e 16h30”, continuou.
O presidente destacou que a precariedade do transporte coletivo habitual (ônibus) ocasionou uma migração bastante significativa ao meio alternativo (metrô), principalmente na região do Grande Dirceu e entorno, zona Sul de Teresina. Tertulino observou ainda que a estação do Shopping da Cidade não recebe apenas passageiros da capital, mas também da cidade vizinha de Timon, no Maranhão.
Em relação ao balanço do comércio em 2021, o representante do Sindilojas afirmou que o segundo semestre apresentou um desempenho melhor frente ao primeiro, que registrou diversos percalços devido a medidas restritivas. “Nesse ano, porém, acreditamos que não deve haver novas restrições e apostamos no aquecimento do setor. Precisamos dar oportunidade aos clientes para circularem com segurança”, finalizou.