Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Carteira de identidade digital é lançada em solenidade no Palácio do Karnak

Registro geral emitido pelo Instituto de Identificação passará a apresentar CPF do cidadão; veja locais de emissão

Publicado por: FM No Tempo 16/03/2022, 08:02

A carteira de identidade digital, anunciada pelo governo do Piauí na semana passada, foi lançada nesta terça-feira (15) em solenidade no Palácio do Karnak, que contou com a presença do governador Wellington Dias (PT).

A partir de agora, os novos RGs emitidos pelo Instituto de Identificação João de Deus Martins apresentarão o número do CPF do cidadão. O documento, com um novo layout, traz ainda um sistema biométrico informatizado, com captação das impressões digitais por meio de leitor óptico.

Foto: Divulgação

“Apenas Piauí e Santa Catarina alcançaram a digitalização, a modernização e mais do que isso, o novo programa em que o número do CPF passa a ser o registro geral de identificação do cidadão”, declarou Dias.

Inicialmente, a emissão da carteira de identidade digital será feita em três diferentes pontos de Teresina: os postos do Instituto de Identificação no Espaço da Cidadania do Shopping Rio Poty e do Show Auto Mall, além da sede do órgão na Praça Saraiva.

Antônio Torres, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), alertou que os RG’s atuais continuam válidos e não há necessidade de correria para substituir o documento.

“Se eu perdi o documento ou fui assaltado, este já vai tirar a segunda via digital. Crianças e jovens menores de 18 anos que precisam do primeiro RG, também receberão 100% digital. Os demais serão atendidos no tempo de renovação normal do RG”, explicou.

O projeto de modernização envolve a ATI e a Secretaria de Segurança Pública. “Um RG com itens bem seguros, como marca d’água e outros itens, que vão dificultar fraudes como já aconteceu”, ponderou o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko.

Com informações do Governo do Piauí

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM