Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Rio Longá está acima da cota de inundação em Esperantina, afirma CPRM

A causa são as fortes chuvas na região

Publicado por: Caio Rabelo 23/03/2022, 10:14

As chuvas recorrentes nos últimos dias tem levado preocupação para vários municípios do estado.  Segundo o boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os volumes precipitados nesta terça-feira (22) na bacia do rio Longá causou uma elevação rápida do nível de água, levantando o alerta para a cota de inundação na manhã de hoje (23).

Em Esperantina, a cota atual na estação de monitoramento do órgão é de 7,46 m, 6 cm acima da cota de inundação, que é de 7,40 m. A previsão é de que nas próximas 8 horas a elevação continue e chegue a cerca de 7,60 m, 20 cm acima da cota de inundação.

A Cachoeira do Urubu fica localizada entre os municípios de Batalha e Esperantina. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Já em Barras, que também demanda atenção, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,03 m, 17 cm abaixo da cota de inundação, que é de 4,20 m. A previsão é de se mantenha o nível nas próximas 8 horas, e caso não ocorra precipitações nesse período, os valores devem se manter.

Ainda no boletim, o CPRM recomenda cuidado. “Solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas”, conclui.

Os dados hidrológicos utilizados no boletim são da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM