Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Mais uma: Nova decisão liminar determina circulação da frota de ônibus em Teresina

A determinação é de 80% dos veículos coletivos nos horários de pico e de 60% nos demais horários.

Publicado por: Caio Rabelo 05/04/2022, 14:30

A 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública determinou, nesta terça-feira (05), que as empresas que atuam no transporte público urbano da capital garantam a circulação da frota de ônibus durante a greve de motoristas e cobradores.

Nesta nova decisão liminar, decretou-se que as empresas devem adotar todas as medidas legais e contratuais cabíveis no sentido de garantir a disponibilidade de 80% dos veículos coletivos nos horários de pico e de 60% nos demais horários.

Ônibus não têm circulado nas ruas de Teresina desde 21 de março (Foto: Divulgação/Strans)

Antes disso, a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública já havia concedido, na última sexta-feira (01), uma outra liminar a pedido da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), ordenando que as empresas garantirem o retorno da circulação dos ônibus na capital.

Após decisão da Justiça do dia 1, Setut acusa Sintetro de impedir 100% da frota de ônibus em Teresina

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Setut) afirmou ainda no sábado (2) que disponibiliza integralmente a frota de ônibus para circulação em Teresina, após determinação expedida na sexta-feira (1º) pela 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública de que 80% dos veículos estejam nas ruas durante os horários de pico e 60% nos entrepicos.

De acordo com a entidade sindical, o obstáculo ao cumprimento da medida é a postura, por parte do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), de impedir que motoristas e cobradores retirem os ônibus das garagens e voltem a circular pela capital.

“A entidade reitera eu 100% da frota segue inoperante devido ao impedimento do Sintetro e afirma que mantém o compromisso de atender às demandas da população”, informou o Setut.

Os empresários acusam ainda a Prefeitura Municipal de não adotar ações efetivas para retomar o pleno funcionamento do sistema de transporte coletivo, cujos trabalhadores estão em greve há 13 dias.

Motoristas e cobradores de ônibus, liderados pelo Sintetro, deflagraram nova greve do transporte público em Teresina no dia 21 de março.

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM