Obra iniciada em 2019 teve de ser interrompida durante a pandemia e apenas retornou por determinação da Justiça
A obra do viaduto do Mercado do Peixe, localizado na zona Sudeste de Teresina, foi iniciada em 2019, com a presença do então ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antônio dos Santos Filho. Na época, a previsão era de que as construções fossem finalizadas no ano seguinte, em 2020.
Entretanto, veio a pandemia da Covid-19 e todas as obras públicas no município foram interrompidas por ordem da Prefeitura. Assim que os primeiros movimentos de flexibilização começaram, o Dnit precisou notificar judicialmente a empresa responsável pela obra, já que esta se recusava a retomar as atividades de forma parcial.
“A construção ficou paralisada por quatro meses e a construtora, que atravessava dificuldades financeiras, se complicou ainda mais. Com a determinação da Justiça, eles retornaram, embora não com o mesmo ritmo”, afirmou Ribamar Bastos, superintendente regional do órgão, ao JT1 da Teresina FM nesta quarta-feira (6).
Outro problema que atrasa a entrega definitiva, segundo Bastos, são as fortes chuvas que caem em Teresina desde o início do ano. O gestor garantiu que, caso as precipitações cessem no final deste mês, como esperado pelo Dnit, o viaduto do Mercado do Peixe deve ser concluído em agosto.
“Não se trabalha com terraplanagem durante períodos chuvosos em nenhum lugar do mundo. Tão logo as chuvas encerrem, o proprietário da construtora já contratou outra empresa para dar continuidade ao processo, bem como se dedicar à pavimentação das vias laterais”, observou.
Na sequência, o superintendente destacou outros empreendimentos levantados pelo Dnit no Piauí. Ele ressaltou que, antes da nova gestão, a última obra promovida pelo governo federal no estado havia ocorrido em 2008 e consistiu na implantação da rodovia entre Jerumenha e Bertolínia.
“A partir de 2019 construímos a ponte sobre o Rio Parnaíba que liga Santa Filomena (PI) ao Alto Parnaíba (MA), na BR-235, trabalho que nos rendeu uma condecoração do Dnit nacional por termos concluído em um ano e meio, em plena pandemia, uma obra que levaria cerca de dois anos para ser finalizada”, contou.
Bastos acrescentou que, na semana anterior, esteve no local da nova ponte que será erguida pelo órgão entre os municípios da região sul do Piauí e Tasso Fragoso (MA), um antigo anseio dos produtores de soja.
O gestor mencionou ainda a obra de duplicação da BR-316, entre Teresina e Demerval Lobão, cuja metade da extensão total (20 km) já foi concluída. Dos R$ 73 milhões orçados para a construção, apontou, R$ 54 milhões foram destinados por meio de emendas do senador Elmano Férrer (Progressistas).
Por fim, informou que a licitação do rebaixamento da Av. João XXIII com a Av. Zequinha Freire, na Ladeira do Uruguai, foi homologada. “Assinaremos o contrato ainda nesta semana. Queremos acabar com as enormes filas de veículos nesse trajeto”, completou.