Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Superintendente do Dnit cita “período chuvoso” e promete entrega do viaduto do Mercado do Peixe até agosto

Obra iniciada em 2019 teve de ser interrompida durante a pandemia e apenas retornou por determinação da Justiça

Publicado por: FM No Tempo 06/04/2022, 10:58

A obra do viaduto do Mercado do Peixe, localizado na zona Sudeste de Teresina, foi iniciada em 2019, com a presença do então ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Antônio dos Santos Filho. Na época, a previsão era de que as construções fossem finalizadas no ano seguinte, em 2020.

Entretanto, veio a pandemia da Covid-19 e todas as obras públicas no município foram interrompidas por ordem da Prefeitura. Assim que os primeiros movimentos de flexibilização começaram, o Dnit precisou notificar judicialmente a empresa responsável pela obra, já que esta se recusava a retomar as atividades de forma parcial.

Foto: Teresina FM

“A construção ficou paralisada por quatro meses e a construtora, que atravessava dificuldades financeiras, se complicou ainda mais. Com a determinação da Justiça, eles retornaram, embora não com o mesmo ritmo”, afirmou Ribamar Bastos, superintendente regional do órgão, ao JT1 da Teresina FM nesta quarta-feira (6).

Outro problema que atrasa a entrega definitiva, segundo Bastos, são as fortes chuvas que caem em Teresina desde o início do ano. O gestor garantiu que, caso as precipitações cessem no final deste mês, como esperado pelo Dnit, o viaduto do Mercado do Peixe deve ser concluído em agosto.

“Não se trabalha com terraplanagem durante períodos chuvosos em nenhum lugar do mundo. Tão logo as chuvas encerrem, o proprietário da construtora já contratou outra empresa para dar continuidade ao processo, bem como se dedicar à pavimentação das vias laterais”, observou.

Balanço dos últimos quatro anos

Na sequência, o superintendente destacou outros empreendimentos levantados pelo Dnit no Piauí. Ele ressaltou que, antes da nova gestão, a última obra promovida pelo governo federal no estado havia ocorrido em 2008 e consistiu na implantação da rodovia entre Jerumenha e Bertolínia.

“A partir de 2019 construímos a ponte sobre o Rio Parnaíba que liga Santa Filomena (PI) ao Alto Parnaíba (MA), na BR-235, trabalho que nos rendeu uma condecoração do Dnit nacional por termos concluído em um ano e meio, em plena pandemia, uma obra que levaria cerca de dois anos para ser finalizada”, contou.

Foto: Divulgação

Bastos acrescentou que, na semana anterior, esteve no local da nova ponte que será erguida pelo órgão entre os municípios da região sul do Piauí e Tasso Fragoso (MA), um antigo anseio dos produtores de soja.

O gestor mencionou ainda a obra de duplicação da BR-316, entre Teresina e Demerval Lobão, cuja metade da extensão total (20 km) já foi concluída. Dos R$ 73 milhões orçados para a construção, apontou, R$ 54 milhões foram destinados por meio de emendas do senador Elmano Férrer (Progressistas).

Por fim, informou que a licitação do rebaixamento da Av. João XXIII com a Av. Zequinha Freire, na Ladeira do Uruguai, foi homologada. “Assinaremos o contrato ainda nesta semana. Queremos acabar com as enormes filas de veículos nesse trajeto”, completou.

Confira a entrevista completa no Jornal da Teresina 1ª Edição desta quarta-feira (6):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM