Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Semar elabora o plano de retomada de atividades turísticas no Cânion do Rio Poti

A decisão foi baseada no estudo do CPRM

Publicado por: Lilian Oliveira 07/05/2022, 09:49

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) informou neste sábado (7), através de nota, que está propondo a retomada das atividades do passeio ecoturístico no Cânion do Rio Poti. A decisão é motivada pela avaliação positiva do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que não identificou indícios fortes para riscos iminentes de desabamentos e outros desastres. 

Conforme a Semar, as atividades, que estavam suspensas desde janeiro, devem voltar considerando medidas de prevenção de desastres e o estabelecimento de diretrizes seguras para prática de educação ambiental e ecoturismo nos limites da Unidade de Conservação.

Cânion do Rio Poti (Foto: Divulgação)

O plano de retomada visa sistematizar as atividades turísticas que poderão ser desenvolvidas na Unidade de Conservação, considerando o levantamento das áreas de riscos destacadas no relatório.

Estudo do CPRM

Na avaliação Geotécnica dos Cânions do Rio Poti, foi observado as estruturas geológicas locais e sinais de movimentação de massa. O estudo preliminar foi realizado por pesquisadores em geociências, especialistas em riscos geológicos. 

As ações de mapeamento de risco geológico na área do cânion foram executadas com coleta de dados e particularidades das características estruturais geológico-geomorfológicas, tectônicas e ambientais.

A Semar ressaltou que nunca haverá risco zero nas atividades turísticas a serem realizadas em áreas de cânions, já que, o ambiente geológico natural tem processos de movimentos gravitacionais de massa complexos, intensos, dinâmicos e com evolução quase que diária por se tratar de um patrimônio natural da geodiversidade.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM