Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Maio Amarelo: Gerente da Strans aposta em campanhas pedagógicas na prevenção a acidentes de trânsito

Pasta municipal promove palestras voltadas a crianças e adolescentes sobre alto índice de mortos e feridos no trânsito

Publicado por: FM No Tempo 09/05/2022, 09:00

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) deu início à campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo de alertar para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela foi escolhida por sinalizar a advertência no semáforo e, assim, atrair a atenção necessária para a causa.

De acordo com Reginaldo Canuto, gerente de Educação de Trânsito da Strans, o trânsito reflete a violência presente na sociedade. “As normas não têm objetivo de multar os cidadãos, mas prevenir acidentes e situações que coloquem a própria vida e a de terceiros em risco, tais como dirigir alcoolizado ou mexer no celular ao volante”, destacou ao JT1 da Teresina FM nesta segunda-feira (9).

Reginaldo Canuto fala sobre o Maio Amarelo no JT1 (Foto: Teresina FM)

O gestor enfatizou que a pasta municipal investe no trabalho pedagógico entre crianças e adolescentes, os quais possuem maior capacidade de apreensão e introjeção em relação aos adultos.

“Estamos ministrando palestras em escolas das redes pública e particular de Teresina. Muitas vezes os filhos agem como fiscais dos pais no trânsito; nosso viés, portanto, é trabalhar com os jovens, que a médio e longo prazo mudarão a realidade atual”, apontou.

Canuto reconheceu ainda que há um estado generalizado de anomia social, ou seja, desrespeito às leis vigentes, o que resulta na aplicação de multas. O gerente salientou que, antes da punição, existe todo um processo administrativo.

“A multa é uma consequência das ações dos cidadãos no trânsito. Ela, inclusive, pode ser evitada: a partir do envio da notificação, o indivíduo dispõe de 30 dias para recorrer caso tenha algum argumento”, lembrou.

Agentes da Strans durante fiscalização no trânsito (Foto: Divulgação/Strans)

Outro plano de ação da Strans inclui a interligação das ciclovias e ciclofaixas da zona Leste com as zonas Norte, Sul, Sudeste e o Centro de Teresina. Na visão de Canuto, esse modal se torna fundamental na via urbana por não ser poluente e proporcionar melhor qualidade de vida.

“Já ampliamos 22 km de ciclovias e ciclofaixas e ajustamos a sinalização vertical e horizontal. Além disso, vamos desenvolver campanhas de conscientização para que os demais motoristas respeitem as áreas destinadas aos ciclistas”, completou o entrevistado.

Confira a entrevista completa no Jornal da Teresina 1ª Edição desta segunda-feira (9):

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM