Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

PF deflagra operação contra grupo criminoso especializado em fraudes previdenciárias

Organização realizava saques e empréstimos de benefícios pertencentes a contribuintes já falecidos

Publicado por: FM No Tempo 10/05/2022, 08:56

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (10) a Operação Tambaqui contra uma organização criminosa especializada em saques e empréstimos consignados em benefícios previdenciários de pessoas falecidas.

Policial durante operação contra fraudes previdenciárias (Foto: Divulgação/PF)

Em parceria com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), a PF cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e dois de prisão preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Teresina, na capital do Piauí e em Caxias, no Maranhão.

Durante a investigação, o órgão constatou a existência de 68 benefícios, dos quais 24 eram pertencentes a um falecido. Segundo os cálculos da operação, o prejuízo causado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é de mais de R$ 772 mil.

Há ainda a estimativa do prejuízo futuro com o pagamento desses valores, baseado na expectativa de vida do brasileiro conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ultrapassa os R$ 10 milhões.

Viatura em frente a residência durante operação (Foto: Divulgação/PF)

As contas bancárias de duas pessoas envolvidas nas fraudes foram bloqueadas judicialmente, a pedido da própria PF, bem como 31 outros benefícios fraudulentos foram suspensos.

De acordo com a PF, os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, falsidade ideológica e uso de documento falso. O nome da operação, por sua vez, foi escolhido diante do nome dado pelos investigados aos benefícios.

Com informações da PF

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM