Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Trabalhadores são resgatados em situação de trabalho escravo em Currais e Palmeira

O empregador poderá entrar na lista suja de trabalho escravo

Publicado por: Lilian Oliveira 08/07/2022, 17:09

O Grupo Móvel Estadual de Combate ao Trabalho Escravo, que envolve o Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI), resgatou 10 trabalhadores em situação análoga a de escravidão nos municípios piauienses de Currais e Palmeira do Piauí, região Sul do Estado. Eles atuavam na captação de raízes em fazendas da região.

Os trabalhadores atuavam na catação de raízes em Fazendas (Foto: Divulgação/MPT-PI)

 “Os alojamentos não tinham as mínimas condições. Eles estavam em barracas de lonas improvisadas no meio do mato, dormiam em redes armadas entre árvores e faziam suas refeições sentados em pedras. Os alimentos eram armazenados sem as mínimas condições de conservação. As refeições também eram preparadas em fogões improvisados nas pedras”, relatou o procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura.

O Ministério Público conseguiu identificar o empregador. A entidade e os auditores fiscais do trabalho acordaram fazer uma rescisão indireta de contrato de trabalho, para garantir o pagamento dos direitos trabalhistas. 

Além disso, o empregador também fica obrigado a assinar carteira de trabalho, foi autuado pelos fiscais do trabalho e deverá assinar um Termo de Ajuste de Conduta com o MPT-PI. 

Ele poderá entrar ainda na lista suja de trabalho escravo, sofrendo uma série de sanções. Os trabalhadores resgatados também receberão, por três meses, seguro desemprego.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM