Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Resumo da Semana: Aumento de casos de Covid-19, governadora anuncia redução de ICMS para 18% e ex-premiê do Japão é assassinado

Boris Johnson renuncia cargo de primeiro-ministro e Wellington Dias anuncia nova data para visita de Lula ao Piauí

Publicado por: Lilian Oliveira 10/07/2022, 12:58

A Teresina FM traz os principais acontecimentos da semana, que contou com aumento de casos da Covid-19, o anuncia redução de ICMS para 18% e o assassinato do ex-premiê do Japão. Confira os destaques:

Teresina sobe para a faixa amarela de transmissão da Covid-19, alerta COE municipal

Foto: Reprodução/ Teresina FM

A 26ª semana epidemiológica de 2022 (26 de junho a 2 de julho) foi marcada pelo registro de um elevado número de notificações de Covid-19 (2.357 casos confirmados).

É o maior número registrado nas últimas 19 semanas, corresponde a 58% do número máximo registrado no pico da onda anterior da doença, no final de fevereiro de 2022. Entretanto, a transmissão da doença parece estar “perdendo força” – a não ser que a capacidade de testagem e de notificação tenha atingido o seu “teto”. Confira aqui.

Governadora Regina Sousa anuncia redução de ICMS para 18%

Preço dos combustíveis caem nos postos depois da alteração da alíquota do ICMS (Foto: Divulgação)

O Governo do Piauí vai reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis para 18%. A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (5).

A governadora Regina Sousa (PT) autorizou à Secretaria da Fazenda (Sefaz) a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a elaboração dos instrumentos legais para o cumprimento da lei 194/2022, que tenta resolver o problema da escalada de preços dos combustíveis, notadamente, do diesel e da gasolina. Confira aqui.

IBGE: Habitantes do Piauí são os que mais viajam no país

Habitantes do Piauí são os que mais viajam no país (Foto: Pixabay)

O Piauí é o estado do país onde, proporcionalmente, mais moradores viajam. É o que mostra o módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). A pesquisa é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com os dados, em 2021, moradores de 18,5% dos lares piauienses tiveram ocorrência de viagem. No país, a proporção foi de 12,7%. O estado com menor índice de habitantes que viajaram foi o Amapá (3,7%). Confira aqui.

Wellington Dias anuncia nova data para visita de Lula ao Piauí

Wellington Dias, à esquerda, e Lula, à direita (Foto: Divulgação)

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve estar no Piauí no dia 3 do próximo mês de agosto. A informação foi confirmada pelo pré-candidato ao Senado Wellington Dias (PT) por meio de postagem em suas redes sociais.

De acordo com o ex-governador piauiense, uma das agendas de Lula no estado vai ser um evento sobre segurança alimentar e erradicação da pobreza; só não foi destacado o local e o horário. Confira aqui.

Shinzo Abe, ex-premiê do Japão, morre após ser baleado durante comício

Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro do Japão (Foto: Divulgação)

O ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe morreu hoje, aos 67 anos, depois de ter sido baleado durante um evento de campanha na região de Nara. O ataque contra Abe ocorreu durante um comício para as eleições do Senado, marcadas para o próximo domingo (10), apesar das rígidas leis no país contra a posse de armas.

O hospital para onde Abe foi levado informou que o ex-premiê morreu às 17h03, no horário local (5h03, em Brasília), mais de cinco horas após ele ter sido baleado. Um médico disse que Abe sangrou até a morte devido a dois ferimentos profundos, um deles no lado direito de seu pescoço. Ele não tinha sinais vitais quando deu entrada no hospital. Confira aqui.

Governadores pedem intervenção do STF sobre o teto do ICMS

Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil

Um grupo de dez governadores pediu para que a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), tome uma decisão “imediata” sobre a ação que questiona o teto das alíquotas do ICMS sobre os combustíveis. Inicialmente, a ministra decidiu levar o caso para ser discutido no plenário.
No pedido, eles apontaram que a norma começou a valer a partir de 1º de julho, o que obrigou os Estados a reduzir as alíquotas.

Segundo eles, os Poderes Executivo e Legislativo não adotaram “parcimônia” ao legislar sobre o assunto, “o que reclama a imediata intervenção constitucional do Supremo Tribunal Federal”. Confira aqui.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM