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Coordenadora do Procon municipal destaca medidas contra ações de telemarketing abusivas

Órgão de defesa dos direitos do consumidor registrou 1.470 reclamações do gênero apenas no primeiro semestre de 2022

Publicado por: FM No Tempo 19/07/2022, 12:22

O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) registrou somente no primeiro semestre de 2022 um total de 1.470 reclamações, 68 denúncias e 54 consultas dos consumidores teresinenses.

Na visão de Nara Cronemberger, coordenadora do Procon em Teresina, há uma diferença fundamental entre o telemarketing ativo e o abusivo. “O ativo é caracterizado pelas ligações que oferecem produtos e serviços, enquanto o abusivo procura o consumidor em horas incômodas”, destacou em entrevista ao JT1 da Teresina FM.

Foto: Teresina FM

Os serviços essenciais de água, energia e telefonia lideram o ranking de queixas, sendo 46% dos casos. Os serviços financeiros, que no semestre passado ocupavam a terceira colocação, saltaram para a segunda posição, com o percentual de 25% das ocorrências.

O terceiro lugar do ranking agora fica com os diversos fornecedores, como os lojistas, com 23% dos casos. E a quarta posição ficou com os serviços de saúde com o percentual de 6%.

“Desde 2019 existe uma plataforma Não Me Perturbe (naomeperturbe.com.br), criada pelas próprias empresas e prestadoras de serviços, as quais se uniram em uma força-tarefa para melhorar a busca por clientes. O consumidor deve fazer seu cadastro e indicar os números e fornecedores que deseja bloquear”, orientou Nara.

Nesta segunda-feira (18), 180 empresas brasileiras foram suspensas por atividades de telemarketing abusivo. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O objetivo é pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores. Segundo a pasta, tais abordagens são, na maioria, realizadas com dados obtidos de maneira ilegal.

Confira a entrevista completa no Jornal da Teresina 1ª Edição desta terça-feira (19):

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