Órgão de defesa dos direitos do consumidor registrou 1.470 reclamações do gênero apenas no primeiro semestre de 2022
O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) registrou somente no primeiro semestre de 2022 um total de 1.470 reclamações, 68 denúncias e 54 consultas dos consumidores teresinenses.
Na visão de Nara Cronemberger, coordenadora do Procon em Teresina, há uma diferença fundamental entre o telemarketing ativo e o abusivo. “O ativo é caracterizado pelas ligações que oferecem produtos e serviços, enquanto o abusivo procura o consumidor em horas incômodas”, destacou em entrevista ao JT1 da Teresina FM.
Os serviços essenciais de água, energia e telefonia lideram o ranking de queixas, sendo 46% dos casos. Os serviços financeiros, que no semestre passado ocupavam a terceira colocação, saltaram para a segunda posição, com o percentual de 25% das ocorrências.
O terceiro lugar do ranking agora fica com os diversos fornecedores, como os lojistas, com 23% dos casos. E a quarta posição ficou com os serviços de saúde com o percentual de 6%.
“Desde 2019 existe uma plataforma Não Me Perturbe (naomeperturbe.com.br), criada pelas próprias empresas e prestadoras de serviços, as quais se uniram em uma força-tarefa para melhorar a busca por clientes. O consumidor deve fazer seu cadastro e indicar os números e fornecedores que deseja bloquear”, orientou Nara.
Nesta segunda-feira (18), 180 empresas brasileiras foram suspensas por atividades de telemarketing abusivo. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O objetivo é pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores. Segundo a pasta, tais abordagens são, na maioria, realizadas com dados obtidos de maneira ilegal.