Banner de Aniversário

Geral

IBGE treina 2,6 mil candidatos a recenseadores em todo o Piauí

Os técnicos iniciarão as entrevistas nos domicílios a partir de 1º de agosto

Publicado por: Lilian Oliveira 20/07/2022, 16:41

O treinamento simultâneo de 2.633 candidatos a recenseadores começou nesta segunda-feira (18). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os técnicos trabalharão nos 224 municípios do Piauí.

A capacitação é fase eliminatória e classificatória do processo seletivo para recenseadores, cuja primeira etapa foi uma prova objetiva, aplicada em abril. A programação do treinamento segue até sexta-feira (22).

Os recenseadores do IBGE começam a bater de porta em porta no dia 1º de agosto (Foto; Lícia Rubinstein/IBGE Notícias)

Em entrevista ao Jornal da Teresina 2º edição, nesta quarta-feira (20), o Supervisor de Disseminação de Informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes, afirmou que cerca de 73 milhões de domicílios brasileiros devem ser visitados. “No estado, é estimado que os recenseadores compareçam a mais de 900 mil casas”, destacou. 

De acordo com Eyder, a capacitação inclui atividades práticas e momentos de simulação com uso do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é o instrumento básico de trabalho do recenseador. Para facilitar o processo de aprendizagem, os participantes recebem materiais impressos e digitais, slides e videoaulas. 

Foto: Reprodução/Teresina FM

Segundo o supervisor, a população pode reconhecer os recenseadores pelo colete oficial do IBGE. “Nele tem um “crachá” com QR Code. A pessoa pode apontar o celular para o código e visualizar a foto da pessoa que está na frente dela”, destacou. 

Além disso, é possível conferir os dados do técnico através do site do IBGE ou ligar gratuitamente para o 0800 7218181. “O servidor não precisa entrar na sua casa para colher as informações, se você se sentir mais seguro na sua calçada, não tem problema fazer a entrevista nesse local”, pontuou.

A partir de 1º de agosto, os recenseadores iniciarão as entrevistas nos domicílios. A coleta de dados deve seguir até o dia 31 de outubro.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM