Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

OMS declara varíola dos macacos como emergência de saúde global

A informação foi divulgada neste sábado (23)

Publicado por: Lilian Oliveira 23/07/2022, 16:12

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou neste sábado (23) que o surto global da varíola dos macacos (monkeypox) representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A decisão foi tomada pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Em um comunicado oficial, o diretor informou que, no mês passado, convocou o comitê de emergência para avaliar se o surto de varíola dos macacos em vários países representava uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

“Naquela reunião, embora opiniões divergentes fossem expressas, o comitê decidiu por consenso que o surto não representava uma emergência de saúde pública de interesse internacional […] Na época, 3.040 casos de #monkeypox foram relatados à OMS, de 47 países”, disse. 

No entanto, o surto continuou a crescer, e agora há mais de 16 mil casos relatados de 75 países e territórios e cinco mortes. Por conta disso, Tedros reuniu novamente o comitê na quinta-feira (21) para revisar os dados mais recentes.

A avaliação da OMS é que o risco é moderado globalmente e em todas as regiões, exceto na região europeia onde avaliam o risco como alto. “Então, em suma, temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, através de novos modos de transmissão, sobre os quais entendemos muito pouco e que atendem aos critérios do Regulamento Sanitário Internacional”, afirmou. 

Casos no Brasil 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil já soma 607 casos. A maior parte deles, 438, estão no estado de São Paulo.

Imagem de microscopia do vírus Monkeypox, que causa a varíola dos macacos (Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases – NIAID)

Entre os casos registrados, 86 são do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, 12 do Distrito Federal, 10 do Paraná, 8 de Goiás, 5 da Bahia, 2 do Ceará, 3 do Rio Grande do Sul, 2 do Rio Grande do Norte, 2 no Espírito Santo, 3 em Pernambuco, 1 em Mato Grosso do Sul e 1 em Santa Catarina.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM