Geral

Maior coleção de história natural do Piauí volta a ser exposta ao público na UFPI

A exposição fica no Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano

Publicado por: Caio Rabelo 06/08/2022, 15:21

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reabriu a Exposição Itinerante de Coleção de História Natural da instituição no Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, para o público em geral.

A exposição passou dois anos fechada em decorrência da pandemia e as visitas aos exemplares era permitida apenas para alunos e funcionários da Universidade.

Exposição voltou a ser aberta ao público (Foto: Divulgação/UFPI)

Daniel Fortier, pesquisador e paleontólogo da UFPI, falou sobre a reabertura e a coleção que possui cerca de 30 mil peças expostas, reunindo espécies da fauna e da flora brasileira, além de rochas, minerais e alguns organismos impressos em 3D em plástico biodegradável.

“Nossa expectativa é receber visitas não só da comunidade acadêmica, mas do público em geral. Estamos trabalhando, desenvolvendo nosso papel social e nos esforçando para promover essa experiência para as pessoas. Temos mais de 30 mil peças científicas, entre vertebrados invertebrados, fósseis e minerais que são materiais essenciais de pesquisa e que ficam na sala de exposição”, relatou.

A coleção também conta com exposição de animais contemporâneos empalhados, nativos do Piauí e de outras partes do Brasil. Réplicas em 3D também podem ser vistas impressas por meio de plástico biodegradável.

Daniel afirma que a exposição é fundamental para as pessoas terem acesso à informação de forma clara e expositiva, desenvolvendo, principalmente, o papel de conscientizar as pessoas para a importância de preservação da natureza. “Esse espaço permite que as pessoas tenham uma noção mais próxima de como era a vida no passado e os visitantes passam a conhecer e valorizar mais a nossa biodiversidade”.

O pesquisador falou também sobre a diversidade de peças que se encontram na exposição. “Nossa exposição é dinâmica. Ao longo do ano fazemos coletas e preparamos novos materiais. Também produzimos novos materiais na impressora 3D. Sempre estimulamos as pessoas a estarem visitando, porque ao passar do tempo vamos tendo várias novidades”, finalizou.

Quem desejar visitar o espaço no campus da UFPI de Floriano pode ir ao local de segunda a sexta-feira, em horário comercial, sem precisar agendar.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM